A Frente Parlamentar de Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, coordenada pelo deputado Renato Câmara (MDB), realiza na quinta-feira (23/10), às 14h, no Plenarinho Deputado Nelito Câmara, uma reunião para debater novas propostas e estratégias voltadas à gestão hídrica do Estado.
Na pauta, está a apresentação da proposta de uma nova unidade aquífera — o Aquífero São Gabriel D’Oeste — que será conduzida pelo professor Giancarlo Lastoria, com detalhamento técnico sobre a localização, potencial de abastecimento e relevância ambiental da descoberta.
Também será apresentado o relatório das propostas debatidas durante o VI Seminário Estadual de Recursos Hídricos, por Ana Luzia de Almeida Batista, integrante do Grupo de Trabalho responsável pela relatoria do evento. O documento reúne contribuições para aprimorar as políticas públicas de uso racional da água, segurança hídrica e sustentabilidade das bacias hidrográficas sul-mato-grossenses.
Segundo Renato Câmara, “a água é um patrimônio público que precisa ser tratada com responsabilidade e planejamento de longo prazo. Cada nova descoberta fortalece a capacidade de o Estado se antecipar a crises e promover o uso racional dos recursos hídricos”.
Pelo Ato 31/2023, foi instituída a Frente Parlamentar de Recursos Hídricos, com a missão de subsidiar, com pareceres, informações técnicas e dados estatísticos, as iniciativas legislativas de interesse da sociedade no que concerne aos recursos hídricos, além de estimular a difusão da cultura da conservação e do uso racional das águas.
Renato Câmara (MDB) – coordenador
Antonio Vaz (Republicanos)
Coronel David (PL)
Gleice Jane (PT)
Caravina (PSDB)
Junior Mochi (MDB)
Mara Caseiro (PSDB)
Marcio Fernandes (MDB)
Pedro Kemp (PT)
Pedrossian Neto (PSD)
A reunião será aberta ao público e transmitida pelos canais oficiais da Assembleia Legislativa.
Mín. 17° Máx. 31°