O aniversário de Ponta Porã, distante 323 km da Capital, é nesta quinta-feira (18), mas as comemorações dos 107 anos de emancipação da cidade começaram um mês antes e têm previsão de término somente no dia 11 de agosto. O município de pouco mais de 75 mil habitantes faz fronteira seca com o Paraguai e o "Monumento das Cuias", na entrada da cidade, evidencia sua relação histórica com a erva-mate.
Ao longo desses dois meses, já foram entregues obras de pavimentação, promovidos jogos abertos de futsal, handebol, vôlei e basquete,
escola foram inauguradas e teve até recital de violão.
Conforme o calendário divulgado pela prefeitura, até agosto, ocorrerão mais entrega de obras, pedalada na ciclovia, "cãominhada" e inauguração da reforma do Centro de Controle de Zoonoses da cidade.
Para hoje, estão programados evento cultural e hasteamento das bandeiras e culto ecumênico, a partir das 8h. A "Festa das Nações" reúne sons, cores e sabores da fronteira e inicia às 18h no Parque dos Ervais.
História – Conhecida como "Princesinha dos Ervais", Ponta Porã nasceu da possessão de terras paraguaias, incorporadas ao Brasil após a Guerra do Paraguai. A origem da cidade é um povoado onde moravam indígenas de tribos descendentes do povo Guarani. A região servia também de ponto de descanso para carreteiros, pessoas que transportavam produtos, pela intensa circulação de erva-mate, que deu origem ao apelido.
*Campo Grande News