Preocupados com o bioma do Estado de Mato Grosso do Sul, pesquisadores escolheram Campo Grande para ser sede do maior evento na área de incêndio florestal mundial. Com objetivo de discutir soluções para impedir fogo em matas, a Capital vai sediar o principal evento a nível nacional. A 7ª edição do Wildfire será no dia 28 de outubro de 2019 no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo. Mais de 19 empresas, vindas de seis países diferentes, exibirão produtos com tecnologia e inovação, e mais de 350 trabalhos serão submetidos, sendo 120 apresentações orais.
Segundo o Coordenador do PrevFogo, Gabriel Zacharias, a ideia é congregar pesquisadores, gestores, brigadistas, bombeiros civis e militares para discutir o que aconteceu e quais são os futuros da área florestal no País. “Discutiremos sobre como podemos agregar isso a área de meio ambiente, como a gente pode agregar isso a área produtiva, para que todos possamos produzir de uma melhor maneira, para que todos possamos viver num ambiente mais saudável, e identificar quais as perspectivas de pesquisa que a gente pode ter nos próximos anos, para que a gente possa cada vez mais saber lidar com o fogo, que é uma realidade que se enfrenta em todo o Brasil e em especial a gente tem aqui no Mato Grosso do Sul, no Cerrado e no Pantanal, que são biomas que a gente precisa trabalhar a questão dos incêndios florestais, pra que a gente possa avançar ainda mais na questão”, complementou.
Reunião para organizar o evento ocorreu nesta semana para tratarem dos últimos detalhes. O Secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) destacou a importância da união de forças do Governo do Estado, o Ministério do Meio Ambiente e o Ibama para realização do evento no Estado. “Queremos mostrar o que nós temos no Brasil, a nossa diversidade, o que nós temos de boas práticas, o que nós temos de inovação”. Observou, lembrando ainda que as inscrições estão abertas no site oficial do evento.
Wildfire
A Conferência promove cooperação internacional e ajuda humanitária, consolidando a estratégia global para gerenciamento de incêndios e manejo do fogo. O evento também abre espaço para que empresas, instituições de pesquisa e especialistas exponham novas tecnologias, produtos e métodos para manejo do fogo e controle de incêndios florestais.
Um dos principais objetivos da Conferência Internacional sobre Incêndios Florestais (Wildfire) é a troca de conhecimentos entre profissionais de todas as nacionalidades ligados ao manejo do fogo e ao controle de incêndios florestais.
Participam do evento gestores, autoridades, técnicos, pesquisadores e brigadistas. Entre as atividades da Conferência estão o debate e a divulgação de trabalhos sobre os impactos do fogo em comunidades e ecossistemas em diversas regiões do mundo.
*Correio do Estado
Mín. 23° Máx. 39°