
Entre as dez cidades brasileiras com mais chuva neste domingo (16), três são de Mato Grosso do Sul. Campo Grande foi o 5° município com maior volume de chuva, mas lidera entre as capitais. Em seguida, Costa Rica registrou a 6ª maior chuva do país e Chapadão do Sul, a 10ª maior pluviosidade.
Segundo o Inmet, choveu 31 mm na Capital em 24h. Em Costa Rica, o Instituto registrou 30,8 mm de chuva e 24 mm em Chapadão do Sul. As maiores pluviosidades do país foram registradas em cidades de Minas Gerais e São Paulo: Divinópolis (MG – 47,4 mm), Lavras (MG – 34,3 mm) e São Simão (SP – 33,4 mm).
Nesta segunda-feira (17), todos os municípios de Mato Grosso do Sul estão na lista de ‘perigo’ para tempestades, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Há previsão de rajadas de ventos de até 100 km/h, até 100 mm de chuva por dia e queda de granizo.
Uma frente fria avança sobre o Estado e intensifica as instabilidades atmosféricas que atingem MS há mais de uma semana. As condições favorecem a ocorrência de chuvas generalizadas e, localmente, intensas, acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.
O instituto alerta para risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. Em Campo Grande, o alto volume de chuva da última semana foi suficiente para deixar rastro de estragos em vários bairros, entre alagamentos e enxurrada.
Mín. 17° Máx. 22°