O respeito foi a tônica do show de encaradas na pesagem cerimonial do UFC 242, realizada nesta sexta-feira em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Não houve provocações ou qualquer tipo de problema nas interações entre os atletas. A encarada mais tensa aconteceu entre as pesos-galos Liana Jojua, da Geórgia, e Sarah Moras, do Canadá. Moras foi a única a não bater o peso entre todos os 26 atletas, e ao ter Jojua pela frente, viu a estreante chamá-la para se encararem bem de perto. As duas tocaram os narizes, mas não houve necessidade de serem afastadas.
Protagonistas da luta principal, na qual serão unificados os títulos linear e interino do peso-leve da organização, o russo Khabib Nurmagomedov e o americano Dustin Poirier mantiveram a postura adotada desde que a luta foi anunciada, e não se provocaram em momento algum. A encarada, apesar de séria, foi muito tranquila.
- Quero agradecer a Abu Dhabi e todos os meus fãs ao redor do mundo. Amanhã estarei pronto. Treinei muito para essa luta e vou defender meu título e fazer história - disse Khabib, que teve todo o apoio da torcida, que se identifica com o russo por ele ser muçulmano. Após a entrevista em inglês, o campeão linear discursou em árabe e russo, levando os fãs ao delírio.
Menos aplaudido, Poirier elogiou Abu Dhabi e prometeu levar o cinturão para os EUA.
- Tem sido uma jornada maluca. Essa semana tem sido espetacular, mas neste sábado eu serei o novo campeão.
Edson Barboza e Paul Felder fizeram uma encarada séria na pesagem do UFC 242 — Foto: Getty Images
No co-evento principal, Edson Barboza e Paul Felder também fizeram uma encarada dura. Os dois, que fazem a revanche da luta de 2015, que foi vencida pelo brasileiro, fecharam o semblante ao se verem frente a frente, mas cumprimentaram-se com um abraço após posarem para as fotos.
O também brasileiro Davi Ramos mostrou empolgação ao subir ao palco em Abu Dhabi. Motivado para encarar o russo Islam Makachev, Ramos encarou duramente o rival, que sorriu levemente na encarada.
Terceiro brasileiro no card, o também peso-leve Carlos Diego Ferreira disse algumas palavras com o adversário, o também russo Mairbek Taisumov, que apenas sorriu antes de cumprimentá-lo e os dois descerem do palco.
Na pesagem oficial, feita na madrugada de quinta-feira para sexta-feira, Khabib Nurmagomedov e Dustin Poirier foram os primeiros a subirem na balança em Abu Dhabi. O russo surpreendeu ao comparecer ao local antes mesmo da janela de pesagem ser iniciada. Preocupado com o seu peso, Khabib pesou-se na balança oficial e deixou o local rapidamente. Um membro de sua equipe ainda brincou, dizendo que eles estariam de volta em 10 minutos.
Na abertura da janela, Nurmagomedov foi o primeiro a se pesar, e precisou tirar a roupa para cravar os 70,3kg necessários para poder defender seu cinturão. Após a confirmação, o lutador deixou a balança sem esconder o alívio. Poirier veio logo em seguida e não teve problemas para repetir o peso do russo, comemorando bastante ao deixar a balança. A luta principal estava confirmada.
A única atleta a não bater o peso foi a peso-galo canadense Sarah Moras. Ela ficou 900g acima do limite da categoria já considerando a tolerância de uma libra (0,454kg) para lutas não-válidas pelo cinturão, e teve 20% do valor da bolsa revertido para sua adversária, Liana Jojua. Os brasileiros Davi Ramos, Edson Barboza e Carlos Diego Ferreira não tiveram problemas com a balança e confirmaram presença em suas lutas.
Confira os pesos dos atletas:
CARD PRINCIPAL
* Peso-leve (até 70,3kg) : Khabib Nurmagomedov (70,3kg) x Dustin Poirier (70,3kg)
Peso-leve (até 70,8kg): Edson Barboza (70,5kg) x Paul Felder (70,3kg)
Peso-leve (até 70,8kg): Islam Makhachev (70,3kg) x Davi Ramos (70,8kg)
Peso-pesado (até 120,7kg): Curtis Blaydes (113,9kg) x Shamil Abdurakhimov (116,6kg)
Peso-leve (até 70,8kg): Mairbek Taisumov (70,8kg) x Carlos Diego Ferreira (70,8kg)
CARD PRELIMINAR
Peso-mosca (até 57,2kg): Joanne Calderwood (57,2kg) x Andrea Lee (57,2kg)
Peso-pena (até 66,2kg): Zubaira Tukhugov (66,2kg) x Lerone Murphy (66,2kg)
Peso-galo (até 61,7kg): Liana Jojua (61kg) x Sarah Moras (62,6kg) **
Peso-leve (até 70,8kg): Ottman Azaitar (70,8kg) x Teemu Packalen (70,8kg)
Peso-meio-médio (até 77,6kg): Belal Muhammad (77,1kg) x Takashi Sato (77,6kg)
Peso-meio-médio (até 77,6kg): Nordine Taleb (77,1kg) x Muslim Salikhov (77,6kg)
Peso-médio (até 84,4kg): Omari Akhmedov (84,4kg) x Zak Cummings (84,1kg)
Peso-leve (até 70,8kg): Don Madge (70,3kg) x Fares Ziam (70,3kg)
* Os lutadores não tiveram direito a uma libra (0,454kg) de tolerância nos seus pesos, já que a luta é válida por cinturão.
** A lutadora excedeu o limite de peso da categoria em 900g mesmo com a tolerância e foi multada em 20% da bolsa, com os valores sendo revertidos para a sua adversária.
Combate, Combate Play e Combate.com transmitem o UFC 242 ao vivo e com exclusividade no sábado, dia 7. O show começa às 10h45 (horário de Brasília), com o "Aquecimento Combate" em todas as plataformas. Combate e Combate Play transmitem o evento na íntegra. O Combate.com transmite as duas primeiras lutas do card preliminar em vídeo aberto ao vivo, e acompanha o torneio inteiro em Tempo Real.
*Globo Esporte
Mín. 23° Máx. 39°