Mesmo chovendo pouco e em pontos isolados de Mato Grosso do Sul, os picos de chuva tem amenizado o calor e os índices de queimadas que afetaram o estado na estiagem durante o mês de setembro. Nos próximos dias que darão espaço para a chegada de outubro, a meteorologia indica chuva para o Pantanal sul-mato-grossense.
E literalmente a chuva foi ferramenta primordial para ajudar os Bombeiros no combate contra os focos de incêndio que assolaram o Pantanal nos últimos dias. Até ontem (28), aeronaves cedidas pelo estado de São Paulo e do Distrito Federal sobrevoaram as áreas atingidas por incêndios e constataram que os focos de calor foram extintos no Pantanal. A força-tarefa criada após o governo do Estado decretar situação de emergência e solicitar ajuda dos estados vizinhos já foi finalizada.
Mesmo com a diminuição das queimadas, o calor ainda continua e chuva regular está prevista apenas para novembro. Para hoje (29) e amanhã, continua o predomínio do sol e temperaturas elevadas com temperatura máxima de 39°C e umidade do ar baixa em grande área. Entretanto, no norte do Pantanal e extremo centro-norte do estado, o tempo estará nublado e pode chover de forma isolada no fim do dia.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na terça-feira, o sol predomina pela manhã, mas a partir da tarde aumenta a nebulosidade e podem ocorrer pancadas isoladas de chuva no final do dia. As temperaturas estarão elevadas ao amanhecer e a umidade do ar ainda estará baixa no período da tarde. Quarta-feira terá tempo nublado e a tarde ocorrem pancadas isoladas de chuva.
Em Campo Grande, a possibilidade de chuva só deve ocorrer a partir de terça-feira em pontos isolados e no final da tarde. Para hoje, o dia será parcialmente nublado com névoa seca e baixa umidade do ar a tarde. A temperatura máxima pode chegar a 35°C.
CUIDADOS ESPECIAIS
Mesmo com a diminuição da estiagem, os cuidados com a saúde ainda precisam ser colocados em prática para evitar desidratação e doenças. Especialistas recomendam a ingestão de bastante líquido, cuidados com a pele e evitar exercícios físicos em horários de sol a pino, como 10h e 15h.
*Correio do Estado
Mín. 12° Máx. 28°