Chegou em Mato Grosso do Sul na manhã desta quinta-feira (29), no Aeroporto Internacional de Campo Grande, novo lote de vacinas com 66.950 doses contra o coronavírus, enviado pelo Ministério da Saúde.
Este é o 15º lote recebido pelo Estado, composto por 1.200 doses da vacina Coronavac e 65.750 doses da vacina AstraZeneca. Com isso, Mato Grosso do Sul soma 820.460 doses das vacinas.
“As novas doses da vacina trazem alívio para Mato Grosso do Sul. Queremos continuar sendo exemplo para o País na aplicação de vacinas e distribuição”, disse o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), devem chegar na segunda-feira (3) o 16º lote de imunizantes. Desta vez composto por vacinas da Pfizer, com 7.020 doses.
A norte-americana é novidade no Brasil e também necessita de duas aplicações. Mantida em temperatura ideal, de -20º C, as vacinas podem ficar armazenadas por até 14 dias, de acordo com a recomendação do laboratório.
Em refrigeradores comuns (entre 2º e 8º), o prazo de validade cai para cinco dias. Depois de mapeamento no Estado, as autoridades de saúde decidiram que as doses da Pfizer serão aplicadas somente em Campo Grande, por causa das difíceis condições de armazenamento.
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), afirmou que o público-alvo pra qual as doses que chegaram hoje, além das que chegarão na segunda, ainda está sendo definido.
A segunda dose da vacinação contra a Covid-19 deve atrasar para 94,7 mil pessoas em Mato Grosso do Sul. Esse é o quantitativo de pessoas que deveria tomar a segunda aplicação do imunizante até o dia 1° de maio.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), até terça-feira (27), 58,9 mil sul-mato-grossenses aguardavam mais de 28 dias para aplicação da segunda dose.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), do total de pessoas com a segunda dose em atraso, 19.416 são de Campo Grande, que teve a suspensão das aplicações para pessoas que têm agendamento a partir do dia 21 de abril por causa da falta de imunizantes em estoque.
Além dessas pessoas, outras 4.342 não procuraram pela vacina desde fevereiro, quando foram aplicadas as primeiras doses de reforço.
A SES informou ao Correio do Estado que são necessárias 94,7 mil doses a mais de Coronavac para conseguir aplicar a segunda dose de todos até o início do próximo mês.
*Correio do Estado
Mín. 23° Máx. 39°