O município de Antônio João está sendo beneficiado com a construção de um dos mais importantes empreendimentos frigoríficos de Mato Grosso do Sul, com investimentos de cerca de R$ 8 milhões, gerando 50 empregos diretos e imediatos na construção da obra e depois de pronto vai gerar 100 empregos diretos e dezenas de outros indiretos. Nesta sexta-feira, uma equipe do Governo Municipal esteve no local acompanhando o início dos serviços de terraplanagem da área.
O secretário municipal de Governo, Afrânio Marques, informou que na última quinta-feira recebeu a visita do engenheiro Ricardo Briso, especialista na elaboração de plantas frigoríficas, responsável pela obra do Frigorífico Antônio João. Na oportunidade, Briso destacou o apoio que os empresários Marcelo Celestino e Eduardo Fernandez estão recebendo do município para implantação da indústria frigorífica. Ele destacou que a obra está orçada em R$ 8 milhões.
“Nesta sexta-feira nossa equipe esteve na área doada para construção e as máquinas já estão trabalhando no local fazendo a terraplanagem. Assim que a área estiver pronta, o engenheiro Ricardo Briso deverá iniciar a obra que vai gerar 50 empregos diretos para a nossa comunidade e deverá ficar pronta no prazo de um ano”, disse o secretário Afrânio Marques.
O secretário também destacou que combinou com o engenheiro e os empresários para que seja utilizada mão-de-obra de obra do próprio município. “A nossa população precisa de oportunidades de emprego e o frigorífico será uma grande oportunidade. Primeiro gerando empregos na construção e depois vamos oferecer cursos de capacitação em parceria com a Fiems e sistema S, para que as pessoas da nossa cidade possam estar qualificadas para trabalharem em uma indústria frigorífica”, disse, acrescentando que a cada passo que o projeto avança toda a equipe do governo municipal comemora porque a expectativa é muito grande em torno desta conquista.
Além do secretário municipal de Governo, Afrânio Marques, a equipe que esteve na área onde será levantada a obra estava composta pelo secretário municipal de Finanças, Eliezer de Almeida Lopes; secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Jayme Schneider; engenheiro civil, Hugo Prado; e o diretor de Comunicação, jornalista Edilson José.
Afrânio informou, ainda, que o assim que tiver pronto, o Frigorífico Antônio João contratará 100 pessoas iniciando as atividades com o abate de 100 cabeças/dia, podendo chegar a 400 cabeças/dia, o que poderá elevar o número de emprego para 500 trabalhadores. O projeto prevê a construção de salas de abate; sangria; desossa; evisceração; inspeção de carcaça; lavagem de carcaça; resfriamento; miúdos; sala de cabeça; sala de buchos e tripas; congelamento; tendal de embarque. O projeto também prevê uma sala de preparação de charques e graxaria.