A Federação Internacional de Basquetebol (Fiba) anunciou nesta terça-feira que Hortência foi eleita a melhor jogadora de todos os tempos em Mundiais. A votação ocorreu pelo site da entidade e a ex-jogadora brasileira conquistou o prêmio com folga. A ex-ala recebeu 85% dos votos. A australiana Lauren Jackson ficou em segundo lugar.
A posição das demais concorrentes não foi divulgada pela Fiba. Além de Lauren Jackson, Hortência desbancou as americanas Diana Taurasi, Lisa Leslie, Maya Moore e Sue Bird, a australiana Penny Taylor, a checa Hana Horakova e a russa Elena Baranova.
Hortência se destacou principalmente na edição de 1994, quando o Brasil conquistou o título. A ala terminou o torneio disputado na Austrália com média de 27,6 pontos. A Fiba destacou ainda os 32 pontos da vitória sobre os Estados Unidos por 110 a 107, na semifinal. Em seu currículo, a ex-jogadora, que foi vice-campeã olímpica em 1996, participou de cinco edições do Mundial.
“Estou muito feliz. Depois de 24 anos fora das quadras, ainda ser reconhecida. Principalmente pelo povo brasileiro, que se mobilizou e torceu por mim. Só tenho de agradecer a todos e dizer que, nossa… Nem sei o que dizer na verdade. Estou tão feliz. Muito obrigada pelo carinho. Estou em êxtase ainda pela notícia”, disse, em vídeo publicado no Twitter.
[embed]https://twitter.com/Hortencia/status/1042137997725102080[/embed]
Pouco depois, Paula parabenizou sua companheiro de muitos anos na seleção pelo feito. “Merecidíssimo, Magrela! Que máximo!”, publicou a ex-jogadora, também um dos maiores nomes de todos os tempos do basquete.
[embed]https://twitter.com/MagicPaula/status/1042128093656350723[/embed]
*Veja
Mín. 23° Máx. 39°