Novembro de 2012. O Fluminense vencia o Palmeiras por 3 a 2 fora de casa, conquistava o título do Campeonato Brasileiro e complicava de vez a situação da equipe paulista, que acabou rebaixada no fim daquela temporada.
Seis anos depois, as equipes se encontram mais uma vez em uma reta final da competição, mas em situações bem diferentes. O Verdão, com a mão na taça, e o Tricolor, buscando afastar o risco de queda. Palmeiras e Flu se enfrentam nesta quarta, a partir de 21h45, na Arena Palmeiras.
Líder do Brasileirão daquele ano a quatro rodadas do fim, o Flu precisava vencer o Palmeiras na 35ª rodada e torcer para um tropeço do Atlético-MG contra o Vasco para assegurar o título antecipadamente. Herói da conquista, Fred foi o grande nome da partida disputada em Presidente Prudente. Já havia feito um gol no jogo e cruzado a bola que terminou em gol contra de Maurício Ramos. Aos 42 do 2º tempo, fez o gol do título. Estacionada nos 33 pontos, a equipe paulista acabou rebaixada na rodada seguinte.
Em 2012, Palmeiras caiu após empate com Flamengo na 36ª rodada — Foto: Marcos Ribolli
Patrocinadores fortes por trás de campanhas de sucesso
Se atualmente é o Palmeiras que possui um patrocinador forte por trás - no caso a Crefisa -, em 2012 era o Fluminense que contava com uma empresa que investia pesado no clube - a Unimed. Graças ao aporte da cooperativa médica, o Tricolor tinha um time recheado de estrelas como Fred, Deco, Thiago Neves, Rafael Sóbis, Wellington Nem e Diego Cavalieri.
Mas enquanto o Flu, em 2012, usava o dinheiro da Unimed para trazer estrelas de grande porte como Fred e Deco, a estratégia do Palmeiras com o investimento da Crefisa é um pouco diferente. O nome mais famoso do time é o volante Felipe Melo. Mas a principal força por trás da campanha é o elenco grande e forte, que permitu o clube se manter competitivo no Brasileirão mesmo dividindo as atenções com Libertadores e Copa do Brasil.
Fluminense perdeu recente clássico contra o Vasco — Foto: André Durão
O Palmeiras, por sua vez, caso vença, garante chegar à próxima rodada, contra o Paraná, com chances matemáticas de conquistar o título antecipadamente. A equipe paulista está invicta há 18 jogos na competição. A última derrota foi justamente contra o Flu no 1º turno.
Nos próximos jogos, o time paulista buscará repetir o feito do Fluminense de 2012. Já o tricolor carioca quer se livrar de uma vez de ter o mesmo destino do Palmeiras no Brasileirão daquele ano.
*Globoesporte
Mín. 23° Máx. 39°