“Segunda Companhia de Fronteira, Destemida valorosa sem igual. Defensora dessa terra brasileira Sentinela desse imenso Pantanal!”. Ao som do hino da Companhia a Sentinela do Pantanal com a letra acima, o comandante dessa gloriosa e prestigiosa unidade do Exercito Brasileiro, a 2ª Cia Fron, major de infantaria paraquedista Macedo realizou na noite de quarta-feira, 13, a cerimônia militar em comemoração ao 78º aniversário de fundação da unidade. A 2ª Cia Fron é responsável pela segurança da soberania nacional do baixo Pantanal localizado na região sudoeste de MS.
A solenidade foi realizada no pátio “Soldado Simeão Fernandes” com a presença da Policia Militar de Murtinho Sgt Gregorio Ferreira, dos vereadores Edicarlos Lourenço (PR) e Fabinho (PT), do comandante da Agência Fluvial de Porto Murtinho, capitão Brandão, e de várias outras autoridades civis e militares e familiares dos militares que ocuparam umas tendas instalada no local da solenidade.
A solenidade abriu com a Oração do Guerreiro do Pantanal de autoria de Cel Valdemir de Freitas Guimarães, é composta da introdução quando é executada a parte inicial da ópera “O Guarani”, de Carlos Gomes evocado pelo Ten Abreu, Guerreiro do Pantanal.
Em seguida a tropa cantou o hino da 2ª Companhia de Fronteira, letra e música do 1° Sgt Benedito Américo.
Histórico dessa gloriosa unidade do Exército Brasileiro
O primeiro vestígio da presença militar do exercito brasileiro se deu em 1950, quando 31 praças, sob o comando do tenente Francisco Bueno da Silva, ocuparam o local denominado de “Fecho dos Morros”, para ali construírem um novo destacamento militar, base para o povoamento da região. Em 1938 foi criada pelo Aviso nº 030, baixado pelo Ministro da Guerra General Eurico Gaspar Dutra, a 1ª Companhia do 2º Batalhão de Fronteira, com efetivo de 65 militares, todos oriundos da 2ª Companhia do 17ª Batalhão de Fronteira de Corumbá-MS, comandada pelo capitão Francisco Carlos Bueno Dechamps, dois anos mais tarde, em 1940, a organização militar teve a denominação mudada para a 2ª Companhia Independente de Fronteira.
Em 17 de julho de 1944, foi feita a nova denominação que perdura até hoje a 2ª Companhia de Fronteira. Foi essa mesma companhia que, com sua glória, e sua valorosa mão de obra ajudou a construir a Igreja Católica Matriz Coração de Jesus e o antigo Clube dos Caiçaras que são marcas históricas da presença dos militares pantaneiros neste rincão.
Ao se dirigir aos presentes, o major Macedo, em seu discurso de comemoração do aniversário de 78 anos enalteceu o trabalho desenvolvido pela companhia, com apoio dos superiores do Comando Militar do Oeste – CMO - e do Batalhão de Fronteira de Corumbá.
O major não deixou de lembrar a importância da presença do Exército Brasileiro na região, que para ele tem papel fundamental na formação de cidadãos e de novos combatentes os “Guerreiros do Pantanal”, além da importância econômica que a tropa da unidade oferece ao comércio local.
Major Macedo, diz que “a presença da unidade do exército brasileiro nesses 78 anos mostra que aqui se constituiu uma família verde-oliva em torno da unidade, que vem de gerações em gerações formando pessoas para enfrentar o cotidiano, seja na obrigatoriedade do serviço militar quanto aos que seguem a carreira na caserna. Agradeço às autoridades constituídas deste município pelas inúmeras cooperações que desenvolvemos juntos em prol da ordem e principalmente prioritariamente da segurança da nossa soberania, muitas parcerias atamos em prol da sociedade que tem por objetivo estreitar o laço de fraternidade com a sociedade murtinhense que visa integrar a unidade com o povo que tem a nossa unidade como patrimônio de segurança”, diz emocionado o comandante.
Ao encerrar a solenidade, a tropa da Sentinela do Pantanal desfilou em continência ao seu comandante ao som do Dobrado Eterno Herói de autoria do General Nilton Lisboa Lemos.
Depois o major convidou os presentes a se dirigirem a Praça de Eventos onde aconteceu a recepção aos convidados para o jantar dançante e cantar o tradicional Parabéns para você com direito a bolo com o brasão da unidade militar.
Mín. 22° Máx. 37°