"Sinto-me mais gente", revelou o morador de rua José Santos ao chegar ao cinema. Ele e outras pessoas em situação de rua participaram nesta semana de uma tarde de lazer oferecida pela Secretaria Municipal de Políticas e Ações Sociais e Cidadania (SAS) aos usuários do Centro Especializado em Atendimento a População em Situação de Rua, o POP. Eles foram levados ao cinema, em um shopping de Campo Grande, para assistir ao filme bíblico Os Dez Mandamentos. “Como morador, nunca imaginei estar aqui.
A última vez em que fui ao cinema foi quando era criança”, complementou José Santos. Alguns dos assistidos pelo POP estavam entrando em um cinema pela primeira vez em suas vidas. Caso de Claudinei da Silva que realizou o sonho em conhecer um cinema.
O passeio aconteceu bem no dia do aniversário dele. Além de resgatar a autoestima, a intenção é estimular o gosto pela cultura de modo geral, como leitura, teatro e música. De acordo com coordenador do Centro POP, Diego Germano, a população de rua sente-se inserida na sociedade. “O passeio é muito importante, deixando-os felizes, pois, alguns sofrem de depressão. Muitos não conheciam shopping”, ressalta Diego.
Segundo Diego, dos 60 usuários que frequentam o Centro POP, 40 aceitaram participar do dia de lazer. “O evento foi organizado com antecedência, com o intuito de assegurar o bom andamento do passeio, na devida segurança, como ida e volta para unidade”, conclui.
Centro POP - O Centro POP é uma unidade pública da Assistência Social, para atendimento especializado à população adulta em situação de rua. Este serviço proporciona espaço de referência para o convívio grupal, social e o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito, além do atendimento psicológico jurídico e social, por uma equipe de psicólogos, advogados e assistentes sociais, oportunizando vivências para o alcance da autonomia, para o resgate do vinculo família.
Mín. 15° Máx. 30°