Max, Chacal, Athica latem felizes em seu nome endereço. Os cães estão devidamente acomodados no canil da Guarda Municipal inaugurado nesta segunda-feira, dia 28 de março. Os animais serão adestrados para contribuir com a segurança pública e promover ações sociais junto à comunidade.
O cão “Max” da raça Golden Retriever, de 24 meses, por exemplo, já participa de eventos em escolas e hospitais, por meio da cinoterapia, que consiste no acompanhamento assistido por cães, colaborando com o tratamento de crianças em tratamento clínico, bem como o estímulo físico e mental de pessoas portadoras de necessidades especiais. “Agora a Guarda Civil Municipal inclui em sua estrutura um canil com cães treinados para atuar na segurança pública do município.
Eles serão treinamentos, qualificados e certamente será uma ferramenta essencial para atuar na segurança da nossa cidade”, pontuou o prefeito Alcides Bernal (PP). Já o pastor alemão Chacal, de 7 meses e o pastor belga Athica, de 5 meses estão sendo treinados para o faro de entorpecentes, de forma a atuarem em ações preventivas no combate ao tráfico de drogas, em especial nas escolas do município.
O canil conta com um efetivo de sete adestradores da Guarda Civil Municipal, com estrutura atual de dez baias e área para adestramento, além de alojamentos, cozinha e sala de reunião. O canil possui duas viaturas, uma para transporte do cão para ações sociais e a outra para em caráter operacional.
Mín. 14° Máx. 30°