Cerca de 30 crianças de Porto Murtinho tem enfrentado dificuldades para chegar até a escola. O motivo são as chuvas constantes que alagam as estradas vicinais e impedem a passagem dos ônibus de transporte escolar.
De acordo com a chefe de divisão de transporte escolar, Meire Teixeira Moura, três linhas foram afetadas nesta semana por causa da chuva. "Estamos fazendo o transporte escolar normalmente, mas quando chove muito o ônibus não consegue chegar em alguns lugares, tem região que não passa nem a cavalo. Algumas pessoas estão indo a cavalo até a fazenda quatro Irmãos e dali pegam carro para ir à cidade " explica.
Ela ainda pontua que os alunos da fazenda Mauá já estão em aula, e que falta apenas resolver a questão dos alunos da Fazenda Quatro Irmãos. “A questão da fazenda Mauá já foi solucionada. Aqui é Pantanal, quando chove alaga tudo. Não posso por em risco a vida das crianças, do motorista e estragar o bem público”, afirma.
Os problemas são pontuais, segundo a prefeitura, e estão na rota da ingazeira, Laguna Porã e Fazenda 4 irmãos. Nesta última, Meire afirma que são 40 km de estrada alagadas até chegar a um local seco. Todas as crianças estudam na área urbana e precisam do ônibus para ir até a escola.
O prefeito Heitor Miranda (PT), explica que as estradas vicinais foram bastante danificadas pelas chuvas, mas que a Agesul (Agencia Estadual de Gestão de Empreendimentos) já trabalha para recuperá-las choveu quase 140 mm nos últimos dias e formou um buraco enorme. A Agesul já está no local para solucionar essa questão. Mas tem que ver que Educação é um compromisso do município, do estado e da sociedade. De todos, olha a constituição e vai ver que não é só compromisso do município. Ele explica que todos os alunos do município estão regularizados e que somente na região do Piquiri e Colônia cachoeira não está tendo como transitar.
"Tivemos muitos prejuízos, mas junto com minha equipe, fizemos um relatório e encaminhamos ao governo do Estado para que as estradas sejam recuperadas. Algumas já estão em fase de obra, mas as chuvas tem atrapalhado o andamento", destaca o prefeito.
Mín. 22° Máx. 35°