Inaugurada na noite de segunda-feira (11) a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Leblon, região sudoeste, em Campo Grande, em suas primeiras horas de funcionamento revela problemas crônicos como a demora no atendimento. Pacientes estão esperando de 20 a uma hora para serem atendidos.
O quadro conta com seis médicos clínicos que foram transferidos do antigo CRS (Centro Regional de Saúde) 24 horas do Guanandi. O gerente da UPA, Felipe Dourado, disse que o intervalo de espera varia de acordo com a triagem. Na manhã desta terça-feira (12) havia pelo menos 50 pacientes na sala de recepção.
Um rapaz, alegando dores nas costas, conta que já passou uma hora e ainda espera por avaliação médica. Já uma mulher, com sintomas de dengue, sequer foi atendida. Este é o segundo posto de saúde 24 horas, de grande porte, inaugurado pelo prefeito Alcides Bernal (PP). A primeira foi a unidade do bairro Moreninhas – sul da cidade.
Ambas já estavam em fase de conclusão quando o atual chefe do Executivo municipal assumiu o mandato, em 2013. Elas fazem parte de um grupo de obras inacabadas deixadas pelo ex-prefeito Nelson Trad (PTB). A nova unidade 24 horas tem 1.765 metros quadrados de área construída e de acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura era dar agilidade ao atendimento de urgência e emergência que hoje é feito nos CRSs do Guanandi, Aero Rancho e Coophavila 2 – os três de porte menor que o das UPAs.
A unidade do Leblon terá de 15 a 20 leitos para observação, além de capacidade para atender entre 300 e 450 pacientes por dia. A UPA conta ainda com sala de urgência e emergência, leitos de estabilização, sala de raios-x, sala de ultrassonografia, farmácia, sala de atendimento social, consultórios médicos, consultório odontológico, enfermarias infantis, enfermaria feminina e enfermaria masculina.
Sistema Eletrônico
A UPA do Jardim Leblon é a primeira com sistema eletrônico para triagem. O nome do paciente e a senha aparecem no monitor igual em hospitais particulares. E ele chamado para triagem por uma voz eletrônica. (Com Yarima Mecchi)
(Fonte: O Estado Online)
Mín. 14° Máx. 30°