O Carnaval de Corumbá é considerado o maior e mais tradicional de Mato Grosso do Sul. Desde 2020, quando houve a última celebração de folia antes da pandemia de Covid-19, as pessoas já estavam ansiosas com as próximas edições. Por muito tempo, a festa era motivo de insegurança, uma vez que poderia apresentar um cenário vantajoso para a disseminação do vírus.
Assim, Corumbá está com o Carnaval de rua suspenso. O tradicional desfile também não acontece nesta semana e foi adiado para abril, assim como em Campo Grande. Apesar da suspensão, os foliões passaram boa parte de 2021 com a esperança de que o Carnaval 2022 fosse realizado na cidade. Em setembro do ano passado, a prefeitura afirmou ao Jornal Midiamax que trabalhava com a possibilidade.
“É um evento que necessita de planejamento prévio, que já é realizado pelo Município. As tradicionais Rodas de Samba terão caráter de eventos teste para avaliar a realização de um carnaval seguro. Contudo, a Prefeitura segue atenta aos indicadores da Saúde com relação à pandemia do novo coronavírus, que vão ser decisivos na tomada final de decisão pelo Município”, informou, em nota, a prefeitura na época.
E, de fato, os casos de Covid foram determinantes para a decisão do município de suspender as comemorações nesta semana de Carnaval.
“Tem os eventos privados, mas não vai ter bloco, aquela movimentação do Carnaval não vai ter, mas os eventos privados, sim. A Liga vai transmitir na página dela do Facebook os desfiles de 2020, então quem quiser matar a saudade, vai poder ver na íntegra todos os desfiles do Carnaval de 2020”, afirmou Victor Raphael, presidente da Liesco (Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá). As transmissões serão nos dias 27 e 28, a partir de 20h.
Victor Raphael disse ao MidiaMAIS que os desfiles das escolas de samba foram adiados e vão acontecer nos dias 22 e 23 de abril, sexta e sábado. Dentre as medidas adotadas pela Liga, destaca-se:
“O desfile vai acontecer da maneira normal. A Liga tomou algumas medidas [...] O regulamento sofreu adaptação, mas o desfile por enquanto está definido que será na rua”, contou Victor.
A equipe de reportagem também buscou posicionamento da prefeitura de Corumbá. A assessoria de imprensa do órgão afirmou que o desfile está com previsão de acontecer em abril, mas sua realização depende de como estará o cenário da pandemia até lá.
Mín. 23° Máx. 36°