Além de promover a troca de liderança no Campeonato Espanhol, a vitória do Real Madrid sobre a Real Sociedad por 2 a 1 inflamou uma grande polêmica sobre a arbitragem no país. Depois de o jornal catalão "Sport" chamar o time de Zidane de líderes do VAR, foi a vez de Quique Setién, treinador do Barcelona, criticar a atuação dos juízes na cabine de vídeo.
Em entrevista coletiva nesta segunda, o técnico questionou os motivos de algumas jogadas serem revisadas e outras não. O Barcelona é vice-líder da competição e tem o mesmo número de pontos do Real Madrid, mas é superado no confronto direto.
- O VAR é uma ferramenta que, sem dúvida, pode nos tornar melhores. Mas você precisa usá-lo corretamente para ter uma visão mais clara da realidade, sob diferentes ângulos e com precisão.
"Por que algumas jogadas são revisadas e outras não? Isso pode levar a pensar que (o VAR) não está sendo usado de forma certa."
São três lances reclamados pelos torcedores do Barcelona na partida. O primeiro é o pênalti marcado sobre Vinicius Jr, apontado por Javier Estrada e validado pelo árbitro de vídeo.
Depois, o que seria o empate da Real Sociedad: Januzaj arriscou de longe e Merino, que estava na trajetória da bola, atrapalhou o goleiro Courtois no entendimento do VAR.
Por fim, o gol de Benzema. Para os torcedores do Barça, o atacante francês conduziu a bola com o braço. Os juízes na cabine de vídeo acharam que ele usou o ombro, e confirmaram o gol.
Benzema, em lance do gol do Real Madrid contra a Real Sociedad: toque no ombro, segundo a arbitragem — Foto: Juan Manuel Serrano Arce/Getty Images
Perguntado sobre a declaração de Piqué, quando o zagueiro disse ironicamente que seria muito difícil ganhar o torneio pelo o que "vem acontecendo com o Real Madrid", Sétien foi suscinto.
- Piqué sempre me pareceu uma pessoa muito inteligente. Há coisas que não podemos controlar e que não dependem de nós. Todos viram o que aconteceu no Anoeta (estádio da Real Sociedad). Cada um tire suas conclusões.
O Barcelona encara o Athletic Bilbao na próxima terça, às 17h (de Brasília), com acompanhamento em tempo real do GloboEsporte.com.
*Globo Esporte
Mín. 24° Máx. 38°