O Gaeco (Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado), do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, deflagrou nesta terça-feira (27) nova operação contra guardas civis municipais de Ponta Porã, a 313 km de Campo Grande, na fronteira com o Paraguai.
Ainda não há detalhes sobre a ação, mas fontes da fronteira revelam que pelo menos seis investigados teriam sido presos. Mandados estão sendo cumpridos em pelo menos três locais diferentes, um deles na Vila Ferroviária.
O MP ainda não se manifestou, mas essa seria a terceira fase da Operação Deviare, desencadeada pela primeira vez em setembro do ano passado, quando quatro integrantes da GCMFron (Guarda Civil Municipal da Fronteira) foram presos acusados de desviar armas e quase duas toneladas de maconha apreendidas.
A segunda fase da operação ocorreu no dia 31 de janeiro deste ano, quando oito mandados de prisão preventiva e 17 de busca e apreensão foram cumpridos nos endereços dos investigados e na sede da corporação. Naquela fase, o MP informou que os guardas são acusados de usar a função pública para obter vantagens, principalmente se apropriando de mercadorias ilegais trazidas do Paraguai por pequenos contrabandistas.
Mín. 22° Máx. 39°