Viajar é para todos. Está muito no passado o tempo em que era somente para as pessoas privilegiadas economicamente. Felizmente, nesses novos tempos é possível ir para onde desejar, e até optar se para destinos com hotéis e restaurantes caros ou para lugares baratos gastando menos. Como sempre, a primeira dica é fazer planejamento sem deixar para decidir na última hora.
Se pretende viajar gastando menos, é preciso escolher o destino, as datas de ida e volta com a maior antecedência possível e focar na programação. Se for viagem de férias, nem sempre é possível antecipar as datas, mas saiba que o mais importante é você se programar. Quanto antes, maiores serão as chances de encontrar passagens e hospedagens mais em conta. Se não conseguir programar as férias, então foque em eventuais viagens no estilo bate e volta nos feriados.
Mas lembre-se de que os feriados nacionais são sempre mais complicados economicamente porque muita gente viaja, os destinos preferidos ficam cheios e os preços nas alturas. Então a dica é optar para viajar nos feriados municipais ou estaduais, porque, neste caso, o destino escolhido estará em atividade normal e assim terá mais chance de conseguir passagens e hospedagens mais baratas.
“Feriados nacionais é quando fica tudo mais caro para viajar. Além de tentar fechar a viagem com antecedência, sempre vale a pena escolher feriados municipais ou estaduais para viajar para outras cidades do Brasil, porque nos destinos serão dias normais e poderá conseguir passagens mais baratas”, sugere, por experiência própria, o campo-grandense Pedro Henrique de Lima Barbosa.
Uma boa dica é fazer busca de passagem aérea em uma daquelas mega promoções que a Latam, Gol e Azul normalmente colocam no ar nos fins de semana. Pode acontecer de você ter o aéreo por um bom preço e se deparar com a falta de opção na rede hoteleira ou preços muito acima do normal para se hospedar no seu destino, mas sempre haverá mais opções de hospedagem do que de voos.
Outra dica importante para viajar sem gastar muito é fazer busca por destinos turísticos que estão no contrafluxo dos viajantes. São aqueles lugares pouco badalados, fora do modismo. As pessoas costumam ir para onde todo mundo vai e sempre pode valer a pena tentar encontrar destinos que ninguém ou quase ninguém se interessa. É onde você pode curtir muito gastando menos.
Mín. 22° Máx. 37°