Contra a caça ilegal de onça-pintada e a biopirataria no Pantanal de Mato Grosso do Sul, a PF (Polícia Federal) deflagrou a Operação Yaguara, nesta quinta-feira (3), em Corumbá, a 419 km de Campo Grande. São cumpridos pelos federais mandados de busca e apreensão.
De acordo com as informações da Polícia Federal, as investigações começaram em março de 2023, quando chegou ao conhecimento das autoridades publicações de vídeos nos quais se via o corpo de uma onça-pintada adulta, sem cabeça, flutuando no leito do rio do Paraguai-mirim.
Foi então instaurado o inquérito policial e realizadas diversas diligências pelo Pantanal. Os possíveis envolvidos foram identificados e houve a descoberta de que a cabeça do animal havia sido vendida para o exterior, configurando também a prática de biopirataria.
Os quatro mandados de busca e apreensão foram expedidos pela 1ª Vara da Justiça Federal de Corumbá. Contudo, a PF não deu mais detalhes sobre a operação. "A Polícia Federal atua no Pantanal visando combater, dentre outros crimes, a caça ilegal de animais silvestres, principalmente, da onça-pintada", disse em nota.
Mín. 23° Máx. 39°