Cerca de mil atendimentos foram realizados na primeira edição do Projeto “Em duas rodas, eu escolho segurança”, promovido pelo Governo do Estado por meio do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) e apoio de mais de 30 parceiros. A ação realizada no Parque Jacques da Luz, nas Moreninhas, neste sábado (15), abriu a Semana Nacional do Trânsito que acontece oficialmente em todo Brasil de 18 a 25 de setembro.
“A Semana Nacional do Trânsito começa na segunda-feira (18) e nós aproveitamos para adiantar a abertura no Estado com esse evento que é o piloto de uma série de ações que queremos levar para as sete regiões de Campo Grande, de modo a conscientizar ciclistas e motociclistas sobre a necessidade de respeitar as regras de trânsito e andar com segurança", afirmou a coordenadora do evento e chefe da Divisão de Educação do Detran-MS, Glaucimara Hova.
Diversas atividades relacionadas ao trânsito e também serviços, estiveram à disposição da população. Aferição de pressão, teste de glicemia, orientação de primeiros socorros, condução segura de bicicletas, além de cursos como o pilotagem segura, ministrado pelo Corpo de Bombeiros, e atendimentos do Grupo Amor Vida.
As crianças puderam vivenciar experiências com o circuito educativo montado pelo Detran-MS com atividades de dados no tabuleiro e amarelinha. Também ficaram disponíveis no local, brinquedos infláveis da Fundesporte.
Entre as experiências práticas ofertadas aos adultos, o óculos simulador de embriaguez visa conscientizar sobre o impacto do álcool no comportamento das pessoas. O delegado titular da 4ª Delegacia de Polícia, Christian Duarte de Mollinedo, que estava presente como parceiro do evento, fez a experiência.
“Muito interessante porque mostra que o motorista embriagado fica totalmente fora da realidade, perde a noção de espaço e está totalmente alterado, acreditando que o objeto está próximo, quando está distante Além de estar praticando um crime que pode levá-lo a prisão. O que é pior colocar em risco a própria vida ou a vida de terceiros”.
A equipe de moto socorro do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, ministrou o curso de pilotagem segura. "É uma oportunidade para o motociclista habilitado treinar, conhecer a moto que tem, tirando alguns vícios, trazendo uma forma de pilotar com mais conforto e segurança. Ele realizou esse treinamento em local seguro, com instrutores e nós que atendemos esse público diariamente, podemos repassar a experiência que temos”, disse o sargento Salina, do Corpo de Bombeiros.
“É um evento de suma importância que todos deveriam participar, é fundamental se atualizar e precisamos sempre nos reciclar no trânsito, mesmo com todo esse tempo de condução, sempre tem algo novo a aprender ou que esquecemos na correria do dia a dia”, disse o motociclista Sidnei Pires Rodrigues que trabalha com resgate de pessoas, e há 27 anos conduz moto para lazer e a trabalho.
A ação do Detran levou os serviços mais próximmos dos cidadãos. “Vamos até o condutor que mora na periferia oferecendo serviços, cursos e atividades. Fazendo jus ao nosso slogan 'Detran-MS, mais perto e mais eficiente'”, disse o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade.
Parceiros
A ação Em Duas Rodas eu Escolho a Segurança do Detran-MS, só foi possível, graças ao apoio de parceiros que disponibilizaram serviços, cursos e prêmios como cinco geladeiras e um processo de primeira habilitação na categoria A ou B. São eles: GGIT, PMMS, CBMMS, Cetran, UEMS, CCR VIAS, Fundesporte, Sesau, Prefeitura Municipal de Campo Grande, Sest/Senat, Grupo Pereira, Royal Enfield, Avante e Energisa.
Também participaram: Honda, Centro de Formação de Condutores Direção Certa, Elétrica Zimeca, Conselho Gestor de Segurança das Moreninhas, Associação da Cidade Morena, Associação de Moradores da Moreninha 1 e 2 e Nova Conquista 1 e 2, Associação de Moradores da Moreninha 3 e 4, Associação de Moradores do Jardim Santa Felicidade, Clube de Mães das Moreninhas, Confraria e Associação de Artesão das Moreninhas, Bike Anjo, Bici nos Planos, Betão Móveis, Nayara Cantuário Advogados.
Rodrigo Maia e Mireli Obando, Detran-MS
Fotos: Rachid Waqued
Mín. 20° Máx. 39°