Mesmo com a proximidade do fim de ano, a procura por emprego em Campo Grande ainda é escassa. Nesta terça-feira (12), a Funtrab (Fundação do Trabalho) está realizando o Feirão da Empregabilidade, com 509 vagas.
Para quem chega ao local já se depara com o ambiente vazio. Um ou outro candidato é visto sentado.
Na visão do gerente da fundação, Ricardy Teixeira, a expectativa era de encontrar um cenário diferente, mas ele acredita que as pessoas acabam ficando desanimadas.
“Chega o fim do ano, eles [trabalhadores] ficam desanimados, achando que se não arrumou durante o ano todo, no fim do ano não vai arrumar. Eles ficam desanimados e não vêm na nossa agência, o que eu acho que deveria ser ao contrário. No final do ano tem poucas concorrências e grandes oportunidades de emprego”, destacou.
Apesar disso, Alex Coelho Esteocle, de 30 anos, tem a esperança de finalizar 2023 com a carteira assinada. Ele era de Corumbá e chegou em Campo Grande há 2 meses, junto com a esposa.
"Somos novos na cidade, então tem que batalhar. A gente precisa desse emprego para passar o final do ano bonito, com um dinheirinho”, disse.
Antes trabalhava como mecânico e agora, espera arrumar emprego como porteiro ou vigilante. "Não deu certo, acabei saindo. Estou arrumando outra coisa melhor, agora eu saí do lado pesado para ir para um pouquinho mais de boa", explicou.
Valderice de Jesus Araújo, de 37 anos, também é outra candidata que precisa de uma oportunidade.
“Eu gostaria de terminar o ano empregada, porque começo de ano sempre é bem difícil, eles dispensam, não contratam, então fica mais difícil conseguir no começo”, pontuou.
Pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostra que em Mato Grosso do Sul, uma a cada seis pessoas, entre 15 e 29 anos de idade, não trabalham e nem estudam.
Das 631 mil pessoas entre 15 e 29 anos, 101 mil não estudam nem trabalham. Isso representa 16,1% do total, deixando Mato Grosso do Sul com o 3º menor percentual entre os estados brasileiros, atrás somente de Santa Catarina (12,8%) e Rio Grande do Sul (15,7%).
Feirão – As empresas contratantes do Feirão atendem no piso térreo da Funtrab, na Rua 13 de Maio, 2.773 – Centro, até as 16h. Os interessados devem estar com RG, CPF e Carteira de Trabalho.
Estão presentes as equipes de recrutamento de 12 empresas dos segmentos de assessoria de cobrança, prestadora de serviços, construção civil, alimentação, logística, atacadista e supermercadista.
Mín. 19° Máx. 37°