A participação das mulheres nas disputas eleitorais é uma realidade no Republicanos. Em Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul, a sigla aposta nas pré-candidaturas das republicanas Dulcineia Ovelar Leão – conhecida como Dulce Leão –, para prefeita, e Professora Rose, da etnia Kadiwéu, como vice-prefeita. A chapa “Renovação, Valorização e Respeito” já foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e também integra mais oito pré-candidatos à Câmara Municipal, incluindo três mulheres.
Dulce Leão é murtinhense nata, casada, professora, administradora e gestora ambiental. A republicana tem como bandeiras de atuação a renovação política, com foco na inclusão das mulheres e na participação das comunidades rurais e indígenas na administração da cidade.
Já a Professora Rose, é nascida e residente na Aldeia Alves de Barros. A inclusão de uma indígena como pré-candidata ao Executivo Municipal representa um marco histórico para a política de Mato Grosso do Sul e para a comunidade Kadiwéu, destacando a diversidade e a representatividade da chapa.
Se eleitas, as republicanas pretendem atuar em áreas essenciais como educação, infraestrutura, sustentabilidade ambiental, turismo e a potencialização do comércio local. Dulce Leão, que tem raízes profundas na cidade, como filha de pescador, compreende as dificuldades enfrentadas pelas comunidades rurais e a população mais humilde do município. Ela enfatiza a importância de políticas públicas inclusivas, especialmente voltadas para a juventude, com foco em educação, esporte e trabalho.
“Resolvemos enfrentar essa difícil disputa, como adversária da velha e viciada política instalada há quase 20 anos na cidade”, declarou Dulce Leão. A republicana critica a atual administração por relegar a população de Porto Murtinho ao ‘terceiro plano’ e defende a necessidade de renovar a política com pessoas jovens, qualificadas e comprometidas com o bem-estar dos cidadãos. “O Republicanos vai cuidar da população murtinhense, da área urbana, das áreas rurais, comunidade indígena e irmãos Paraguaios!”, afirmou.
Além das pré-candidatas republicanas ao Executivo, a chapa inclui outras três mulheres como pré-candidatas a vereadoras: duas professoras e uma dona de casa, reforçando o compromisso com a participação feminina na política. A chapa também conta com a participação de um jovem indígena Kadiwéu, da Aldeia Tomazia.
Mín. 22° Máx. 33°