As saídas de Marcelo Grohe e Ramiro não tiram o sono de Renato Portaluppi. O técnico minimizou a perda dos titulares para a temporada que inicia. Confiante, acredita que o Grêmio tem grupo com qualidade suficiente para disputar todos os títulos em 2019.
Renato afirmou na tarde de terça-feira, em entrevista coletiva, que a transferência de Marcelo Grohe para o Al-Ittihad (Arábia Saudita) foi um pedido do jogador. A proposta financeira do goleiro foi muito atrativa, e o treinador disse que não impediria nenhum jogador de realizar seu sonho.
— Não poderíamos cortar um sonho financeiro do Marcelo — diz. — É uma coisa normal. O grupo do Grêmio é muito valorizado pelas últimas conquistas. Uma vez ou outra não tem como segurar determinado jogador.
Renato Gaúcho, técnico do Grêmio — Foto: Lucas Uebel / Grêmio, DVG
Em relação a Ramiro, o convencimento foi ainda mais difícil. Como o Tricolor detinha apenas 10% dos direitos financeiros do atleta, não pôde impedir sua saída para o Corinthians.
— Aqueles que chegam, a gente espera que nos ajudem tanto quanto. Esperamos formar um grupo forte como fizemos e ganhamos a Copa do Brasil, Libertadores, Gauchão, Recopa. Vamos brigar por mais títulos em 2019 — garante.
Reposição imediata
Sem os dois titulares, a direção do Grêmio já tratou de buscar reposição. Até agora, o treinador gremista recebeu os reforços de Júlio Cezar para o gol, além de Rômulo e Montoya para o meio campo.
— Tínhamos um grupo forte, com a chegada de dois, três, continuamos fortes. O torcedor tem que continuar acreditando nesse grupo, dando apoio. Talvez possa chegar mais um ou outro jogador. O grupo nunca está fechado. Depende muito do que é oferecido, do que o Grêmio tem condições de contratar. Vamos trabalhar para brigar por mais títulos — assegura.
Renato ainda voltou a dizer que a contratação de Thiago Neves foi um pedido pessoal. A negociação, porém, não se concretizou, e o meia renovou com o Cruzeiro. A negociação chegou a envolver Luan junto ao clube mineiro, mas a tratativa não foi levada adiante.
"Coração valente "
Em coletiva, Renato Gaúcho comemora sucesso em cirurgia para corrigir arritmia
Depois de passar por uma cirurgia no coração para corrigir quadro de arritmia no último sábado, o treinador do Grêmio recebeu alta na segunda-feira e já apareceu no treino do Grêmio na terça. Nesta quarta, concedeu entrevista coletiva para garantir seu estado de saúde a pleno.
Renato agradeceu à equipe do hospital que realizou o procedimento cirúrgico e chegou a aconselhar ex-atletas sobre a necessidade dos exames periódicos no coração. Ele segue período de repouso, conforme orientação médica, mas deve retornar aos trabalhos normalmente a partir da próxima semana.
*Globo Esporte
Mín. 24° Máx. 38°