Em levantamento divulgado nesta terça-feira (18), realizado pelo instituto Paraná Pesquisa, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) perderia o segundo turno contra candidatos da oposição. Nas simulações, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) ficariam numericamente a frente na disputa. Michelle é uma das possibilidades da direita para substituir o marido, que está inelegível.
Em uma possível reedição do segundo turno de 2022, Bolsonaro apareceu com quase cinco pontos percentuais a frente de Lula, com 45,1% contra 40,2%. Ainda que considerada a margem de erro, de 2,2 pontos percentuais, Bolsonaro venceria Lula.
Há um mês, em outra pesquisa, o ex-presidente tinha 0,6% a mais de intenção de votos, enquanto o petista tinha dois pontos percentuais a mais. Porém, Jair Bolsonaro segue inelegível por determinação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Já em possível disputa com Michelle, a candidata teria 42,9% dos votos, enquanto Lula ficaria com 40,5%, e apesar dela estar numericamente à frente, é considerado empate técnico devido à margem de erro.
A pesquisa do Instituto entrevistou cerca de 2.010 pessoas nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, durante os dias 13 e 16 de fevereiro.
*Com informações da Veja
Mín. 21° Máx. 37°