Dono de 11 títulos em Roland Garros, Rafael Nadal (2º do ranking mundial) estreou nesta segunda-feira com vitória em Paris. O espanhol passou pelo alemão Yannick Hanfmann (180º) em 3 sets a 0, parciais 6/2, 6/1 e 6/3. Conhecido como "Rei do Saibro", Nadal pode entrar para a história se vencer mais uma edição do torneio francês, tornando-se assim o maior vencedor de um mesmo Grand Slam. Atualmente, ele divide com Margaret Court o recorde - australiana também venceu 11 vezes o Australian Open, entre 1960 e 1973.
O Touro Miúra tem um retrospecto absurdo na capital francesa, tendo vencido 87 dos 89 jogos disputados. No entanto, a temporada de 2019 não tem sido irretocável. Em seu piso favorito, Nadal vem oscilando performances. Nos primeiros três torneios, disputados em Monte Carlo, Barcelona e Madri, ele acabou eliminado nas semifinais por Fognini, Thiem e Tsitsipas, respectivamente. Já no Masters 1000 de Roma, torneio pré-Roland Garros, o espanhol foi campeão, vencendo na final o atual número 1 do mundo Novak Djokovic, com direito até a um pneu.
O jogo
O início do jogo entre Nadal e Hanfmann provocou aquele friozinho na barriga dos fãs do multicampeão. O espanhol foi quem saiu servindo e logo de cara acabou pressionado pelo alemão, que teve nesta segunda-feira sua primeira aparição em Roland Garros. Franco atirador, Hanfmann teve quatro oportunidades de quebra no primeiro game do jogo. Mas, Rafa salvou todos os break-points e fez 1 a 0. Na sequência, o 11 vezes campeão em Roland Garros respondeu com a primeira quebra, que logo se transformou em duas. Vitória no primeiro set por 6 a 2.
Nadal estreia com vitória em Roland Garros — Foto: Adam Pretty/Getty
Embalado, o espanhol atropelou o alemão no segundo set. Se o primeiro game do jogo durou longos dez minutos, todo o segundo set teve 25 minutos de duração. Compacto no fundo, Rafa fez 6 a 1 na parcial. O terceiro set foi mais extenso, porém com a mesma ampla superioridade do Touro Miúra. Vitória por 6 a 3 no set e por 3 a 0 no jogo, sem grandes dificuldades. Rafa, que não costuma subir muito à rede, teve até algumas aparições na frente durante o terceiro set.