Após reunião com a secretária Gisella Silva Melo e com o vereadorFranklin Schmalz, deputado federal se compromete a destinar emendas do Orçamento Geral da União para projetos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Cultura
A secretária de Cultura, Gisella Melo, durante audiência com o deputado Vander Loubet, o vereador Franklin Schmalz, o servidor federal Thiago Botelho e assessores. Foto: Divulgação/Assecom
A Prefeitura de Dourados ampliou a parceria que já mantém com o deputado federal Vander Loubet (PT) para fomentar os projetos culturais desenvolvidos pelo município. A decisão foi anunciada na tarde desta quinta-feira (24) após o parlamentar se reunir com a secretária municipal de Cultura, Gisella Silva Melo, e com o vereador Franklin Schmalz (PT) para discutir uma série de medidas que prometem oxigenar ainda mais o setor cultural de Dourados. “A ordem do nosso prefeito Marçal Filho é buscar parcerias para fazermos frente à falta de recursos não apenas na Secretaria de Cultura, mas em todos os setores da Administração Pública Municipal”, enfatizou Gisella Melo.
A secretária explicou que a reunião com o deputado federal Vander Loubet e com o vereador Franklin Schmalz foi importante para definir parcerias, mas, também, para apresentar aos parlamentares a real situação financeira da Secretaria Municipal de Cultura, que tem superado desafios diários para fazer frente às necessidades do setor cultural. “A queda na arrecadação municipal no segundo trimestre deste ano e a expectativa negativa de receitas próprias para o segundo semestre obrigou o município, por exemplo, a adiar a execução do programa Viva Cultura – Cuidando com Amor, Educando com Arte”, ressaltou a secretária.
Ao final do encontro o deputado Vander Loubet se comprometeu a direcionar para Dourados cerca de 50% das emendas do mandato destinadas ao setor cultural. “Não ficou definido um valor específico para o fomento, mas discutimos contrapartidas municipais e projetos que são prioritários na visão do deputado”, explicou Gisella Melo. “O importante é que o Vander Loubet, que tem grande parte da sua trajetória política voltada para ações da Educação e da Cultura, entendeu que somente com parcerias e com repasses estaduais e federais poderemos levar cultura para a população, já que os recursos municipais estão cada vez mais escassos e as obrigações das prefeituras estão cada vez maiores”, enfatizou Gisella Melo.
Ainda sobre o programa “Viva Cultura – Cuidando com Amor, Educando com Arte”, a secretária explicou que o adiamento da execução ocorreu por questões meramente orçamentárias. “Poucas gestões valorizaram e fomentaram a cultura nos primeiros meses de governo quanto a do prefeito Marçal Filho e os eventos que estamos realizando, mesmo com recursos escassos, são prova disso”, argumentou. “Mas qual seria a lógica de iniciarmos o projeto, que custaria R$ 599.820,00 para os cofres públicos, se não tivéssemos condições de pagar as conveniadas por falta de dinheiro?”, questiona a secretária de Cultura.
Em relação a reforma do Teatro Municipal de Dourados, que está há anos sem receber qualquer melhoria, Gisella Melo explica que a Secretaria Municipal de Cultura está em tratativa com o Governo do Estado para garantir a total revitalização do espaço e, com isso, promover a retomada dos espetáculos de dança, peças teatrais, shows musicais, entre outras atrações para Dourados. “Com o Teatro Municipal não é diferente, ou seja, só conseguiremos reformar e revitalizar aquele espaço cultural através de parcerias, de repasses estaduais e federais, porque o que a Prefeitura de Dourados gera de receita própria hoje, tem sido suficiente apenas para fazer frente às despesas correntes”, explicou.
Ao final da reunião com Vander Loubet e com o vereador Franklin Schmalz, ficou definido que haverá uma reunião do deputado com a assessoria na próxima semana para definir valores que serão investidos na Cultura por meio de emendas federais. O deputado pactuou ainda com a secretária Gisella Melo que o vereador Franklin Schmalz seria o interlocutor do mandato federal com a Secretaria Municipal de Cultura, atuando em parceria para promover cada vez mais cultura para a sociedade douradense.
O superintendente do Patrimônio da União em Mato Grosso do Sul, Thiago Botelho, a presidente do Diretório Municipal do PT, Rosa Dantas, e Ido Michels, chefe de Gabinete do deputado Vander Loubet, também participaram da reunião na Secretaria Municipal de Cultura.
Mín. ° Máx. °