Equipe de auditores independentes está analisando profundamente todos os contratos, licitações, dívidas e acordos firmados pela Fundação de Saúde de Dourados para identificar a real situação contábil, fiscal e financeira da instituição que administra o Hospital da Vida e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA)
Débora Luíza, representante da Taticca, com o secretário de Saúde, Márcio Figueiredo, e a presidente da Funsaud, Maria Izabel de Aguiar, durante audiência com o prefeito Marçal Filho. Foto: A. Frota
A Prefeitura de Dourados está agilizando, por meio de uma força- tarefa, a auditoria independente na Fundação de Serviços de Saúde e no começo da segunda quinzena de agosto já terá o relatório final que norteará os próximos passos da atual gestão em relação ao futuro da Funsaud. A equipe de auditores independentes está analisando profundamente todos os contratos, licitações, dívidas tributárias, encargos sociais e acordos firmados pela Fundação para identificar a real situação contábil, fiscal e financeira da instituição que administra o Hospital da Vida e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
A auditoria independente está sendo realizada pela Taticca Allinial Global Brasil, empresa composta por 32 auditores, com sede em São Paulo e escritórios em diversos municípios, como Belo Horizonte, Blumenau, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Manaus e Goiânia. Apesar de ser uma iniciativa da prefeitura, a contratação ocorreu por meio de licitação conduzida pelo Governo do Estado, que também tem interesse em conhecer a real situação financeira, contábil e fiscal da Fundação de Serviços de Saúde de Dourados para ampliar o financiamento da Funsaud, já que o Hospital da Vida atende 34 municípios da região e não recebe repasses na mesma proporção do governo.
A decisão de contratar uma empresa especializada foi tomada ainda na fase de transição da atual gestão. “É a primeira vez, desde que foi criada, que a Funsaud passa por uma auditoria independente e em poucas semanas saberemos o que existe por trás dessa instituição que há mais de 10 anos vem operando no vermelho, consumindo milhões e milhões de reais dos cofres públicos e, ainda assim, prestando serviços que são motivos de críticas por parte da população”, enfatiza o prefeito Marçal Filho.
Ainda na transição de governo, o prefeito Marçal Filho percebeu que algo estava errado na condução da Fundação de Serviços de Saúde. “Desde que foi criada, a Funsaud se comportava como uma entidade independente da prefeitura, tomando decisões em conflito com a Secretaria Municipal de Saúde, mas acabamos com essa prática logo no começo da gestão ao determinar que o secretário Márcio Figueiredo (Saúde), nomeasse uma diretoria que atuasse em sintonia com a Prefeitura de Dourados”, ressalta o prefeito.
O secretário de Saúde, Márcio Figueiredo, entende que a Fundação de Serviços de Saúde é importante para o município, sobretudo porque administra o Hospital da Vida e da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas, que atendem as urgências e emergências de Dourados e de 34 municípios da região. “Essa auditoria que está em andamento vai demonstrar a real situação da Funsaud, revelando os números do passado, apontando a contabilidade do presente e contribuindo para definir os passos que a Prefeitura de Dourados vai tomar em relação ao futuro da entidade”, ressalta Márcio Figueiredo.
A diretora-presidente da Fundação de Serviços de Saúde de Dourados, Maria Izabel de Aguiar, explica que foi formada uma força-tarefa para atender todos os pedidos dos auditores da Taticca. “Estamos trabalhando após o horário de expediente e aos sábados para levantar todos os contratos, licitações, acordos de pagamento, relatórios tributários e de encargos trabalhistas, enfim, é uma força conjunta para que os auditores recebam os documentos no menor tempo possível e possam fazer as análises necessárias”, explica Maria Izabel.
O secretário municipal de Saúde enfatiza que a meta é tornar a fundação sustentável para que ela possa prestar serviços de saúde de qualidade para todos que buscam a UPA e o Hospital da Vida, de forma que a auditoria é imprescindível para que esse objetivo seja atingido. “Uma auditoria desse porte e com a profundidade que está sendo realizada será capaz de apontar com segurança todos os gargalos existentes hoje na Fundação de Serviços de Saúde”, explica Márcio Figueiredo. “Com os números em mãos e sob a orientação do prefeito Marçal Filho, iremos encontrar o melhor modelo de gestão da Funsaud, sempre preocupados em garantir atendimento de qualidade aos pacientes”, finaliza o secretário.
TATICCA ALLINIAL
A empresa de consultoria Taticca Allinial Global Brasil, responsável pela auditoria independente na Fundação de Serviços de Saúde, tem uma ampla experiência na área. “Nossa equipe de auditores é composta de profissionais com elevado padrão técnico, que atuam com capacidade e experiência para tratar de assuntos técnicos, apresentando sugestões e soluções para aprimorar a gestão e o controle das organizações”, explica Débora Luíza, representante da Taticca que acompanhou Márcio Figueiredo e Maria Izabel de Aguiar na reunião na manhã desta terça-feira (29) no Gabinete do prefeito.
A Taticca Allinial Global Brasil atua com auditoria de demonstrações financeiras societárias e regulatórias; auditoria de procedimentos previamente acordados; preparação e revisão de demonstrações financeiras e regulatórias; trabalhos de asseguração; relatório de asseguração relacionado à sustentabilidade; relatório socioambiental e relato integrado; implantação de contabilidade regulatória; due diligence contábil, tributária, trabalhista, previdenciária e financeira; revisão e implementação de políticas contábeis e sistemas de controles internos; auditorias demandadas por entidades regulatórias; auditoria e revisão de relatórios contábeis, financeiros, econômicos, além de diagnósticos e auditorias das práticas contábil, tributária, trabalhista, previdenciária e financeira.
Mín. 9° Máx. 28°