Quinta, 04 de Setembro de 2025
23°C 37°C
Jardim, MS
Publicidade

Dia da Educação Superior na ALEMS marca posse histórica de mulheres no conselho

Na tarde desta quarta-feira (3), a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) realizou sessão solene em homenagem ao Dia Estadual da Educ...

03/09/2025 às 18h23
Por: Tribuna Popular Fonte: Assembleia Legislativa - MS
Compartilhe:
Parlamento Estadual realiza sessão solene e comemora avanço da representatividade feminina no ensino superior
Parlamento Estadual realiza sessão solene e comemora avanço da representatividade feminina no ensino superior

Na tarde desta quarta-feira (3), a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) realizou sessão solene em homenagem ao Dia Estadual da Educação Superior, instituído pela Lei nº 5.040/2017 . A cerimônia foi proposta pelo deputado estadual Junior Mochi (MDB), autor da legislação, em parceria com o Conselho de Reitores das Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul (CRIE-MS). Pela primeira vez na história do conselho, a presidência e a vice-presidência serão ocupadas por mulheres, reforçando a representatividade feminina na gestão das instituições de Ensino Superior do Estado. 

Durante a solenidade, foram outorgadas a Medalha Darcy Ribeiro e a Comenda Pedro Pedrossian, criadas pela Resolução nº 19/2018 , destinadas a reconhecer e enaltecer personalidades que contribuem para o fortalecimento do Ensino Superior no Estado. As distinções ressaltam a importância de quem promove a valorização da pesquisa, do ensino e da extensão, elevando a qualidade acadêmica sul-mato-grossense.

Foto: Reprodução/Assembleia Legislativa - MS
Foto: Reprodução/Assembleia Legislativa - MS
Proponente do evento, Junior Mochi celebra a dedicação à Educação Superior

Para Junior Mochi, que preside a Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação do Parlamento Estadual, a homenagem simboliza um gesto de gratidão a todos que se dedicam à educação. “É muito importante homenagear pessoas que trabalham e já prestaram relevantes serviços para o fortalecimento do ensino superior em nosso Estado. Quando propusemos a lei, em 2018, também instituímos a Medalha Darcy Ribeiro, que é um ícone nacional e referência para a educação no país, e a Comenda Pedro Pedrossian, uma homenagem ao ex-governador responsável pela criação da Universidade Federal de Mato Grosso, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul”, destacou.

Foto: Reprodução/Assembleia Legislativa - MS
Foto: Reprodução/Assembleia Legislativa - MS
Honrarias valorizam a importância do Ensino Superior

Mochi ressaltou que a solenidade também reconhece a relevância do conhecimento na construção de uma sociedade melhor. “Ao homenagearmos reitores, pesquisadores e todos que contribuem diariamente para a construção da Educação Superior em Mato Grosso do Sul, estamos, na verdade, reverenciando o conhecimento. E é por meio dele que o nosso Estado encontra caminhos para o desenvolvimento econômico, social e humano”, afirmou.

O deputado ainda explicou a diferença entre as duas condecorações. “Conforme estabelecido na Resolução, a Medalha Darcy Ribeiro é voltada àqueles que estão no dia a dia da universidade, na pesquisa e na sala de aula. Já a Comenda Pedro Pedrossian contempla aqueles que estão à frente das instituições, que tomam decisões e conduzem o rumo das universidades. Essas escolhas são fundamentais para que elas cumpram sua missão de produzir e distribuir conhecimento em nosso Estado”, concluiu.

Durante a cerimônia, houve a apresentação do Coral da Assembleia Legislativa, a exibição de vídeo institucional e pronunciamentos das autoridades presentes. O deputado estadual Pedrossian Neto (PSD) participou da cerimônia e ressaltou a emoção de homenagear o avô, ex-governador Pedro Pedrossian, responsável por importantes marcos da Educação no Estado. “Eu estou muito feliz de estar aqui hoje, porque é um dia muito especial. Nós estamos fazendo a entrega da Medalha Darcy Ribeiro, que foi um grande educador, e da Comenda Pedro Pedrossian, que homenageia meu avô, um homem que sempre teve na educação um dos seus principais objetivos de vida”, declarou.

Foto: Reprodução/Assembleia Legislativa - MS
Foto: Reprodução/Assembleia Legislativa - MS
Pedrossian Neto lembra a trajetória do avô, marcada pela criação de universidades

O parlamentar lembrou a trajetória do ex-governador, filho de imigrantes armênios que chegaram em Miranda em condições precárias. “Meu bisavô tinha um pequeno armazém de secos e molhados, era um simples bolicheiro em 1928. Mesmo assim, conseguiu formar o filho engenheiro pela Mackenzie, em São Paulo. Esse diploma foi o instrumento transformador da vida do meu avô, que sempre se identificou mais como engenheiro do que como político”, relatou.

De acordo com o deputado, ao assumir o governo, Pedro Pedrossian transformou esse ideal em políticas públicas. “No seu primeiro mandato, ainda no antigo Mato Grosso, ele criou a Universidade Federal do Mato Grosso, com sede em Cuiabá. Depois, fundou a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, antes da divisão do Estado. E quando todos achavam impossível levar universidades para o interior, ele criou a Universidade Estadual do Estado, a UEMS, na década de 1990, espalhada em quinze campi. Que possamos pegar os exemplos deles e multiplicar para edificar uma sociedade justa com a universidade assumindo o protagonismo que ela merece”, salientou.

Segundo o deputado, o avô sempre considerou a educação como sua maior obra. “Quando perguntavam qual era sua grande realização, se é o Parque dos Poderes, Parque das Nações Indígenas, Hospital Regional ou ainda as grandes obras de infraestrutura, ele respondia: não é nada disso, eu fiz universidades. E tive a honra de fazer três. O resto é resto. E olha o tamanho do resto”, recordou o parlamentar.

Homenageados

Receberam as Medalhas Darcy Ribeiro: Maria Ligia Rodrigues Macedo, Célia Regina Delácio Fernandes, Jozil dos Santos, Paulino Ramos Lopes, Regina Tereza Cestari de Oliveira e Danielle Miron Castelo Branco. Foram homenageados com a Comenda Pedro Pedrossian: Gilson Rodolfo Martins, Márcio de Araújo Pereira, Celso Vitorio Pierezan, Silvana de Abreu, Odair Diemer, Celi Corrêa Neres, Taner Douglas Alves Bitencourt e Ivo Arcângelo Vendrúsculo Busato.

Foto: Reprodução/Assembleia Legislativa - MS
Foto: Reprodução/Assembleia Legislativa - MS
Professora Célia destaca a relevância de Darcy Ribeiro para a Educação

Com quase vinte anos de dedicação à Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), a professora doutora Célia Regina Delácio Fernandes atuou em diferentes áreas da instituição, conciliando atividades administrativas, pesquisa, extensão e docência. Ao ser agraciada com a Medalha Darcy Ribeiro, ela ressaltou a emoção especial da homenagem. “Ser reconhecida já é uma grande alegria, mas receber uma medalha que leva o nome de Darcy Ribeiro é uma honra dobrada. Ele foi um intelectual e político que dedicou sua vida à educação e à valorização dos povos originários, deixando um legado extraordinário”, exemplificou.

Célia lembrou ainda a relevância do antropólogo para o país: “Darcy Ribeiro mostrou como o conhecimento produzido na universidade pode e deve transformar a sociedade. Seu legado nos ensina que a educação é o caminho para valorizar nossa diversidade cultural e construir um Brasil plural”.

O professor doutor Taner Douglas Alves Bitencourt falou em nome dos agraciados com a Comenda Pedro Pedrossian, honraria concedida a personalidades que contribuíram para o fortalecimento da Educação Superior no Estado. Em seu discurso, Bitencourt ressaltou a importância do reconhecimento e a ligação de sua trajetória profissional com o ensino. “Em primeiro lugar, a comenda é muito bem nominada. Pedro Pedrossian é uma referência para o nosso Estado, uma figura onipresente onde caminhamos, e que representa bem o ensino superior, porque incentivou nossas universidades públicas e particulares nessa construção”.

Foto: Reprodução/Assembleia Legislativa - MS
Foto: Reprodução/Assembleia Legislativa - MS
O papel transformador da Educação foi enfatizado pelo professor Taner

O homenageado reforçou ainda que o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul está diretamente ligado à visão do ex-governador. “O nosso Estado hoje só tem essa pujança e essa capacidade de desenvolvimento porque Pedro Pedrossian, visionário como sempre, promoveu a educação por meio das universidades e deu oportunidade de formação para todos nós que optamos pela carreira docente, pela gestão educacional e pelo serviço público ou privado”, disse. Bitencourt concluiu reconhecendo que a homenagem simboliza não apenas um tributo pessoal, mas também o compromisso coletivo de educadores com o futuro do Estado. “É um orgulho receber essa comenda e poder contribuir, dentro da minha trajetória, para que Mato Grosso do Sul avance cada vez mais em seus objetivos e compromissos junto à população”, expôs.

Posse do CRIE-MS: presidência e vice-presidência são conquistadas por mulheres

Foto: Reprodução/Assembleia Legislativa - MS
Foto: Reprodução/Assembleia Legislativa - MS
Padre José Marinoni evidencia a representatividade feminina

Durante a sessão solene, foram empossados os novos integrantes da diretoria do CRIE-MS. O reitor da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), padre José Marinoni, que encerra seu mandato como presidente do conselho, empossou a reitora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), professora doutora Camila Celeste Brandão Ferreira Ítavo, como presidente do CRIE-MS para o mandato de setembro de 2025 a agosto de 2026. Pela primeira vez na história do conselho, tanto a presidência quanto a vice-presidência serão ocupadas por mulheres, marcando um avanço da representatividade feminina na gestão das instituições de ensino superior do estado. A reitora do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), professora doutora Elaine Borges Monteiro Cassiano, foi empossada como vice-presidente do conselho.

Padre José Marinoni parabenizou os homenageados ressaltando a importância da atuação de cada um para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão no Estado. “A presença de tantos familiares e integrantes das comunidades acadêmicas demonstra a relevância de vocês para nossas instituições e para a sociedade. Continuem fazendo a diferença”, afirmou.

O reitor destacou também a participação feminina na gestão do CRIE-MS. “Estamos celebrando o Dia Estadual da Educação Superior.  Falamos das mulheres, mulheres pesquisadoras, mulheres que começam a se destacar no cenário não só da pesquisa, do ensino, da extensão, mas também da gestão. Pela primeira vez no conselho, teremos duas mulheres comandando quatro homens. Desde já quero parabenizar as reitoras Camila e Elaine, que como presidente e vice-presidente vão conduzir a gestão no próximo período”, disse. Marinoni ainda reforçou a importância da homenagem. “A academia aqui presente tem a obrigação de dizer um muito obrigado a vocês, homenageados, tanto com a Medalha Darcy Ribeiro quanto com a Comenda Pedro Pedrossian. Vocês fazem, fizeram e continuarão fazendo por merecer esta homenagem”, concluiu.

Foto: Reprodução/Assembleia Legislativa - MS
Foto: Reprodução/Assembleia Legislativa - MS
Reitora Camila reforça compromisso com expansão da Educação Superior

A reitora da UFMS, professora doutora Camila Itavo, observou a importância do conselho que ela passa a presidir pelos próximos dois anos. “A importância do CRIE-MS é que ele reúne as instituições de ensino superior, em especial aquelas que têm cursos de pós-graduação e desenvolvem pesquisa para o crescimento de Mato Grosso do Sul”, explicou. A reitora ressaltou que suceder o padre Marinoni, da UCDB, é um desafio significativo: “Estive na vice-presidência neste último ano e agora assumo com grandes responsabilidades. Vou destacar dois desafios principais: colocar cada vez mais nossas instituições, nossa formação e pesquisa aplicada à disposição do Estado, contribuindo para o desenvolvimento e a redução das desigualdades; e, por meio da educação, fazer essa teia do ensino superior chegar a todos os municípios do nosso Estado”.

Entre as metas de sua gestão, Camila lembrou também o resgate da memória do conselho. “Quero, do ponto de vista institucional, organizar um livro de memórias sobre a história do CRIE, criado em 2017. Este ano completamos oito anos da instituição do Dia Estadual da Educação Superior, e precisamos registrar quem foram as pessoas visionárias que tiveram esse olhar de futuro”, apontou. O planejamento estratégico elaborado pelo conselho, segundo a reitora, será colocado à disposição da Assembleia Legislativa, do Governo do Estado e das prefeituras. “Queremos avançar de forma coletiva, porque assim conseguimos chegar mais longe”, concluiu.

Além dos deputados Junior Mochi e Pedrossian Neto, a mesa de autoridades foi composta pelo reitor da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), padre José Marinoni, pela reitora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), professora doutora Camila Celeste Brandão Ferreira Ítavo, pelo diretor-presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de MS (Fundect-MS) e vice-presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), professor doutor Márcio de Araújo Pereira, além da diretora da Escola Superior da Defensoria Pública de MS, Débora Maria de Souza Paulino.

Serviço

A sessão solene teve cobertura jornalística da Comunicação da ALEMS e transmissão ao vivo pelas mídias sociais oficiais do Parlamento. Confira a solenidade na íntegra:

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Jardim, MS
25°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 37°

24° Sensação
1.5km/h Vento
35% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h51 Nascer do sol
18h36 Pôr do sol
Sex 25° 14°
Sáb 27° 12°
Dom 35° 15°
Seg 40° 21°
Ter 37° 19°
Atualizado às 00h04
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,46 +0,19%
Euro
R$ 6,37 +0,15%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 640,634,20 -1,26%
Ibovespa
139,863,63 pts -0.34%
Publicidade
Publicidade
Publicidade