Alerta disparado pelo sistema nacional será experimental e futuramente sistema vai ajudar a população a se prevenir de eventos climáticos extremos; Defesa Civil de Dourados está alertando a população para que não ocorra pânico desnecessário com o aviso
Para celulares com sinal 4G ou 5G, o alerta chegará automaticamente no aparelho.Divulgação/Assecom
A Defesa Civil da Prefeitura de Dourados realiza neste sábado (27), às 14h, o teste oficial do Defesa Civil Alerta (DCA), novo sistema que vai revolucionar a forma de comunicar situações de emergência em Mato Grosso do Sul. O coordenador da Defesa Civil de Dourados, Johnes Santana, explica que inicialmente o alerta será apenas para testar o sistema. “Será uma forma inovadora de informar à população sobre eventos climáticos adversos”, ressalta o coordenador.
O sistema utiliza a tecnologia Cell Broadcast Service (CBS) e envia mensagens diretamente para todos os celulares que estiverem em uma área de risco, mesmo sem internet ou cadastro prévio. Para celulares com sinal 4G ou 5G, o alerta chegará automaticamente no aparelho. Durante essa semana, a Defesa Civil de Dourados participa de curso sobre a implantação do novo sistema.
O coordenador Johnes Santana explica que há dois tipos de alertas conforme sua severidade ou finalidade: o extremo e o severo. “O primeiro, é o nível máximo de alerta, caracterizado por ameaças extremas à vida ou à propriedade, necessitando que a população adote medidas de proteção imediata”, ressalta. “Já o segundo, a urgência não é imediata e a população tem mais tempo para se proteger”, completa. “Além disso, durante a fase de implantação também serão encaminhados alertas de demonstração, que têm por objetivo dar ciência do novo alerta à população dos municípios que contarão com a tecnologia”, conclui Johnes Santana.
No caso do alerta extremo a mensagem acionará um sinal sonoro no celular, semelhante a uma sirene, ainda que o aparelho esteja no modo silencioso, o que vai permitir maior eficiência do alerta nas situações de risco. No caso do alerta severo, o sinal sonoro será um “beep” similar ao do SMS e não irá soar no modo silencioso. Além de Dourados, também participam do teste a capital, Corumbá e Três Lagoas. O objetivo principal é demonstrar o funcionamento e preparar a população para quando o sistema estiver em operação.
Após o dia 1º de outubro, o sistema será utilizado somente em casos de eventos severos e extremos, ajudando a salvar vidas com informações rápidas e precisas. A Prefeitura de Dourados, por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil reforça seu compromisso com a prevenção, proteção e segurança da população diante dos desafios climáticos.
Em caso de dúvidas sobre os sistemas de alerta de desastres entre em contato com a Anatel por meio dos canais de atendimento disponíveis (telefone 1331 ou pelo Anatel Consumidor – Portal da Agência) ou com os órgãos competentes de Defesa Civil do Distrito Federal, Estados ou município pelo telefone 199. O telefone fixo da Defesa Civil em Dourados é o 2222-1400.
COMO FUNCIONA
O Defesa Civil Alerta é a nova ferramenta de envio de alertas de emergência do Governo Federal, cuja implantação é coordenada pela Defesa Civil Nacional e pela Agência Nacional de Telecomunicações Anatel e executada prestadoras de telefonia móvel (Algar, Claro, Tim e Vivo).
O Defesa Civil Alerta usará o sistema de Transmissão via telefonia celular, denominado internacionalmente como alerta de emergência sem fio, uma solução que permite o envio de mensagens de texto para os celulares das pessoas que estejam em localidades com risco de desastres naturais como alagamentos, enxurradas, enchentes, deslizamentos de terra e vendavais, ou, causados pelo homem.
A mensagem aparecerá sobreposta ao conteúdo que esteja sendo acessado no celular. A depender da gravidade do alerta, também será emitido um sinal sonoro similar a uma sirene. Diferentemente do alerta encaminhado via SMS, o Defesa Civil Alerta apresenta a mensagem de texto sobreposta ao conteúdo em uso no celular. A janela só fecha com o comando do usuário do aparelho. Além disso, em casos de riscos extremos, o alerta será emitido com um sinal sonoro no celular, ainda que o aparelho esteja no modo silencioso.
Outra grande diferença é que não é necessário o cadastro prévio ou a indicação de um CEP de interesse. Serão enviados os alertas de emergência para todos os celulares que estejam em localidades com risco de desastres mapeadas pela Defesa Civil.
O Defesa Civil Alerta vai complementar o envio de alertas que já são enviados por SMS, TV por Assinatura, WhatsApp, Telegram e Google Public Alerts. Não haverá cobrança para o recebimento de alertas de emergência sem fio. Desta forma, qualquer contato recebido em nome de prestadora ou instituição solicitando o pagamento de valores pode ser uma tentativa de golpe. Em caso de dúvida, entre em contato com a empresa ou instituição sempre por meio dos canais oficiais de atendimento.
No geral, os aparelhos mais novos, lançados a partir de 2020, são os compatíveis com o Defesa Civil Alerta. Em termos técnicos, aparelhos definidos como CAT 4 ou superior pelo padrão 3GPP, que suportem tecnologias 4G ou 5G com os sistemas operacionais Android e iOS. Defesa Civil Alerta, por padrão, já vem habilitado em todos os celulares (smartphones) compatíveis. Porém, esse tipo de alerta está configurado nos celulares com os seguintes nomes: Alerta de Emergência sem Fio, Android e Alerta de Governo, iOS.
Mín. 20° Máx. 36°