
A Operação Binacional Nueva Alianza 53, que une a Senad paraguaia e a Polícia Federal do Brasil com apoio aéreo da Força Aérea Paraguaia, atingiu seu sexto dia, concentrando esforços em Canindeyú, Caaguazú e Alto Paraná e na desarticulação de um laboratório avançado de processamento de drogas.
Os agentes estavam em incursão na mata da Estancia ‘Pindó’, em Alto Paraná, enfrentou resistência de indivíduos armados e encapuzados que tentavam proteger a área.
Após a reação das forças de segurança, foi confirmada a destruição de 6 acampamentos narcos e, crucialmente, de um laboratório de maconha ‘Ice’, também conhecida como ‘maconha de playboy’
O laboratório estava equipado especificamente para a extração de concentrado de THC, indicando uma sofisticação maior na produção de derivados da cannabis, como o skunk ou óleos concentrados, que possuem maior valor de mercado.
Além disso, foram erradicados 32 hectares adicionais de cultivos ilícitos e mais de 4.000 quilos de maconha pronta.
Os resultados acumulados até agora na Nueva Alianza 53 são expressivos, estimando um prejuízo de 20 milhões de dólares ao crime organizado.
Até agora já foram erradicados 189 hectares de cultivos ilícito e também foram destruídos mais de 10.000 quilos de maconha pronta apreendidos, somando-se aos 4.000 kg da Estancia Pindó.
Segundo a Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) do Paraguai, também foram localizados e destruídos 24 acampamentos narcos até o momento.
Toda o material apreendido e os cultivos foram destruídos sob a supervisão do fiscal Manuel Rojas. A operação continuará nos próximos dias, visando desarticular completamente as redes logísticas e de produção na região.
Mín. 20° Máx. 27°