
Em Mato Grosso do Sul, a campanha Outubro Rosa foi promovida em unidades prisionais e assistenciais da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), com foco na importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. As ações foram realizadas por meio da Diretoria de Assistência Penitenciária, em parceria com instituições públicas e privadas.
Ao longo do mês, diversas atividades foram realizadas em presídios e patronatos penitenciários da capital e do interior do estado, voltadas a internas, familiares, egressas e servidoras, incluindo palestras, atendimentos de saúde, orientações sobre o autoexame, distribuição de materiais informativos e momentos de valorização do bem-estar, destacando o autocuidado físico e emocional como pilares da saúde feminina.
No Estabelecimento Penal Feminino de Rio Brilhante, a mobilização contou com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e do curso de Enfermagem da UEMS/Dourados (foto principal). Como parte da campanha, as reeducandas confeccionaram tapetes com materiais doados pela Rede Feminina de Combate ao Câncer, entregues à instituição como gesto de solidariedade .
Em Campo Grande, o Estabelecimento Penal Feminino “Irmã Irma Zorzi”, maior unidade prisional feminina do estado, recebeu palestra ministrada por profissional do Hospital de Câncer A unidade também entregou perucas produzidas com mão de obra prisional à Rede Feminina de Combate ao Câncer, fortalecendo o compromisso social e solidário das custodiadas.

Palestra no maior presidio feminino de MS.
No Patronato Penitenciário de Dourados, as atividades, voltada a egressas e familiares de custodiados, contou com a participação da Associação dos Apoiadores do Hospital de Amor e do Instituto de Prevenção de Dourados, que reforçaram a importância dos exames regulares e do diagnóstico precoce.
Em Paranaíba, a penitenciária e o patronato promoveram, em conjunto, palestra com o tema “Quem se ama se cuida”, incentivando hábitos saudáveis e o cuidado integral com o corpo e a mente.
O Estabelecimento Penal Feminino do Regime Semiaberto de Campo Grande recebeu equipe do Hospital do Amor, que ministrou palestra enfatizando o protagonismo da mulher na preservação da própria saúde.
Na unidade feminina de Jateí, a campanha teve como tema “Se cuida mulher, se ama mulher”, com palestra voltada às internas e servidoras, conduzida por profissional da Secretaria Municipal de Saúde.

Na G2, a campanha também abordou o Novembro Azul.
No presídio feminino de São Gabriel do Oeste, palestra às internas foi ministrada pela saúde municipal, abordando a prevenção ao câncer de mama e trazendo informações sobre o aumento dos casos de câncer de boca e faringe no país. Ao final, foram distribuídos kits de higiene bucal às participantes.
Na Penitenciária Masculina da Gameleira I, a iniciativa teve como tema “Declare seu amor por você mesma”, voltada às servidoras e visitantes de internos. A proposta buscou estimular o cuidado pessoal, o diagnóstico precoce e a valorização da vida.
Já na Penitenciária Masculina da Gameleira II, a campanha “Outubro Rosa / Novembro Azul – Cuide-se!”, voltada aos policiais penais, uniu a conscientização feminina e masculina em torno da prevenção e dos hábitos saudáveis. O lema “Quem veste a farda todos os dias precisa também vestir o cuidado com a própria saúde” sintetizou a mensagem de valorização da vida.
Comunicação Agepen
Mín. 21° Máx. 35°