
É fundamental que os animais estejam em boas condições de saúde, sem presença de carrapatos ou pulgas, e que o tutor comunique previamente qualquer alteração clínica ou suspeita de prenhez.
Os cães e gatos devem estar em jejum de água por seis horas e jejum alimentar por oito horas antes da cirurgia. No transporte até o local, os cães devem ser conduzidos com guia e coleira, enquanto os gatos precisam ser levados em caixas de transporte, garantindo a segurança e o bem-estar de todos.
Todo o suporte logístico e técnico é oferecido pela Prefeitura, assegurando um ambiente tranquilo, seguro e acolhedor para os profissionais veterinários, assistentes, tutores e, principalmente, os animais.
PÓS-OPERATÓRIO
As orientações pós-cirúrgicas também estão disponíveis no portal da campanha. Entre as principais recomendações estão:
· Confinar o animal conforme orientação da receita médica;
· Mantê-lo aquecido e protegido do frio, vento e chuva;
· Impedir que o animal lamba os ferimentos, utilizando o colar “abajur” ou roupa cirúrgica;
· Isolá-lo de outros animais, evitando acidentes no pós-operatório;
· Administrar corretamente as medicações prescritas, para garantir uma boa recuperação e cicatrização.
TERMO DE CONSENTIMENTO
Ao realizar o agendamento, o tutor confirma ciência e aceite do Termo de Consentimento e Autorização para Procedimento Anestésico-Cirúrgico, disponível no portal do agendamento. No documento, o cidadão declara estar ciente dos possíveis riscos inerentes à cirurgia e autoriza o atendimento, conforme os protocolos de segurança adotados pelos médicos veterinários.
A Prefeitura reforça que o compromisso com a saúde pública, o controle populacional e o bem-estar animal segue sendo prioridade da gestão Marçal Filho, que tem garantido estrutura, orientação e cuidado em todas as etapas da Caravana da Castração.
Mín. 21° Máx. 35°