
Honraria reconhece personalidades que contribuíram de forma excepcional para a educação brasileira
O fortalecimento da educação pública sul-mato-grossense passa impreterivelmente pelas ações do Governo de Mato Grosso do Sul, que fomenta a aprendizagem com programas como o MS Alfabetiza e o MS Matemática, com a valorização dos professores (oferecendo, por exemplo, o maior salário do país) e com investimentos nas infovias digitais para aumentar a conectividade, em laboratórios de ciências, em robótica, em lousas digitais, entre outros itens. Fora isso, há reformas e modernizações que já chegam a 80% da rede estadual, somando R$ 1 bilhão.
Todo esse esforço e compromisso com a educação se reflete em resultados reconhecidos nacionalmente nesta tarde sexta-feira (14), quando o secretário de Estado de Educação, Hélio Daher, recebeu em Brasília (DF) a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Educativo, a maior honraria concedida pelo Estado Brasileiro na área da Educação. A cerimônia contou com a presença do presidente Lula, que é o Grão-Mestre da Ordem e realiza as entregas pessoalmente.
"Esta comenda simboliza o compromisso que Mato Grosso do Sul assumiu com a aprendizagem, a equidade e a melhoria contínua da Educação Pública. É um reconhecimento que compartilho com cada professor, gestor e servidor da nossa rede, que trabalha todos os dias para transformar realidades", destacou Daher.
Atualmente, 62% da REE (Rede Estadual de Ensino) já conta com ensino em tempo integral. A rede ainda ocupa o 2º lugar no ranking nacional de crescimento da alfabetização e possui 45% de seus estudantes do Ensino Médio também matriculados no ensino profissional. Ao todo, 298 escolas estaduais são videomonitoradas em todo o Estado, contando ainda com o botão para emergências. Outro número expressivo é o da alimentação servida aos alunos, que soma 50 milhões de refeições por ano.
O investimento do Governo sul-mato-grossense se reflete também no desempenho escolar na rede estadual, onde há queda da evasão e da reprovação, com aumento da aprovação geral. Entre 2023 e 2024, a provação subiu de 90,22% para 92,75%, enquanto o índice de retenção/reprovação caiu de 8,46% para 6,57%. Já o abandono/evasão teve redução de 0,22% para 0,11%.
A Comenda

Criada em 1955 e regulamentada em 2003, a Ordem Nacional do Mérito Educativo é destinada a reconhecer personalidades nacionais e estrangeiras que tenham prestado serviços excepcionais à Educação, ela é concedida em cinco graus diferentes: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.
Além de Hélio Daher, importantes nomes do cenário nacional, como Carmem Lúcia, Alexandre de Moraes, Marcelo Rubens Paiva e Simone Tebet, também foram homenageados nesta ocasião. A comenda reconhece o impacto das contribuições dos agraciados para a melhoria e desenvolvimento do ensino brasileiro, incentivando a continuidade desses esforços em prol de uma educação de qualidade e equidade.
A indicação dos homenageados é feita pelo Ministro da Educação e oficializada por decreto do Presidente da República, após análise do conselho da Ordem.
A cerimônia faz parte das celebrações dos 95 anos do Ministério da Educação, que contemplam outras atividades, como a Corrida e Caminhada MEC 95 Anos e exposições sobre a história da pasta, reforçando o compromisso e a valorização da educação no país.
Jackeline Oliveira, Comunicação SED
Edição: Nyelder Rodrigues
Foto de capa: Cid Nogueira/SED
Interna: Ascom/SED
Mín. 20° Máx. 22°