
A Prefeitura de Dourados segue investindo para garantir que o Aeroporto Regional de Dourados proporcione cada vez mais segurança aos passageiros, tripulantes, colaboradores e operadores da aviação que usam o Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira. O município capacitou os representantes da Administração do Aeroporto de Dourados, José Osman de Oliveira Silva, gerente da Base Dourados da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuaria (Infraero), e Juliano de Almeida Domingos, assessor especial de Aeroporto da Prefeitura de Dourados, durante o Simpósio de Segurança da Aviação, que aconteceu em Campo Grande.
Organizado pelo Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Campo Grande (DTCEA-CG), o simpósio teve como principal objetivo reforçar a segurança operacional no espaço aéreo, além de promover a troca de conhecimento entre controladores, pilotos e outros profissionais da aviação. “Outro ponto importante é que essa capacitação é fundamental para incentivar boas práticas do Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional, que é o conjunto estruturado de políticas, processos e procedimentos que permite às organizações da aviação gerenciar riscos de forma sistemática, proativa e preventiva”, explica Juliano de Almeida Domingos.
O Destacamento de Controle do Espaço Aéreo (DTCEA) de Campo Grande é uma unidade subordinada ao comando da Força Aérea Brasileira (FAB) responsável por serviços de navegação aérea, como controle de tráfego, telecomunicações, informação aeronáutica e meteorológica. O DTCEA opera dentro do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) para garantir a segurança do espaço aéreo e apoiar as atividades da Força Aérea Brasileira.
Criado com a missão de prestar os serviços de navegação aérea, sobretudo de controle de tráfego, telecomunicações, informação aeronáutica e meteorológica, o DTCEA de Campo Grande tem se capacitado cada vez mais para garantir a segurança e a eficiência da aviação na região. “Esse simpósio vai ao encontro justamente dessa missão, já que o Aeroporto Regional de Dourados, que voltou a operar voos comerciais desde setembro também faz parte dessa rede de apoio coberta pelo Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Campo Grande”, enfatiza Juliano de Almeida Domingos.

José Osman de Oliveira Silva, gerente da Base Dourados da Infraero em Dourados, e Juliano de Almeida Domingos, assessor especial de Aeroporto
O DTCEA de Campo Grande faz parte do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), que é o órgão central do sistema de controle do espaço aéreo brasileiro e opera em conjunto com o Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), também subordinado ao Decea, unidade sediada em Curitiba, no Paraná, e que presta serviços de gerenciamento de tráfego aéreo, defesa aérea, informações aeronáuticas, meteorologia aeronáutica, telecomunicações aeronáuticas e busca e salvamento.
O CINDACTA II é um elo permanente do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (SISCEAB) e do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA). Atualmente é responsável pela Região de Informação de Voo (FIR) sobrejacente aos Estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e parte de São Paulo, Mato Grosso, Goiás e Espírito Santo, garantindo vigilância e o controle da circulação aérea geral, bem como conduzindo as aeronaves que têm por missão manter a integridade e a soberania do espaço aéreo brasileiro.
O Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo é apoiado por 15 Destacamentos de Controle do Espaço Aéreo (DTCEA), nos quais estão estrategicamente instalados os radares, as estações de telecomunicações e os equipamentos de auxílio à navegação. “É nesse contexto, que o Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira se enquadra, dando e recebendo suporte para garantir a segurança das nossas operações de voo”, finaliza Juliano de Almeida Domingos.
Mín. 18° Máx. 34°