
A Secretaria Municipal de Cultura encerra 2025 com um balanço expressivo de ações voltadas à valorização da cultura, fortalecimento dos artistas locais, descentralização de ações e captação histórica de recursos. Por meio de parceria com outras secretarias e instituições de ensino, conselhos e sociedade civil foram promovidos projetos culturais em todas as regiões do município, além de eventos e editais.
“Chegamos ao fim do primeiro ano da gestão Marçal Filho com nossas metas concluídas e atendendo a determinação da gestão de levar cultura aos mais variados públicos”, enfatizou Gisella Melo, secretária municipal de Cultura.
Destaque para a execução de dezenas de projetos culturais financiados por recursos federais e municipais, por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), Lei Paulo Gustavo (LPG) e do Fundo Municipal de Cultura (FIP), beneficiando escolas, comunidades indígenas, bairros, distritos e espaços culturais independentes. Somente com a Lei Paulo Gustavo, o município executou mais de R$ 1,85 milhão, mantendo Dourados habilitado para novos repasses federais.
Foi feita a recomposição e atuação ativa dos conselhos municipais de cultura e patrimônio, elaboração do Plano Municipal de Cultura, realização de escutas públicas e planejamento participativo, garantindo transparência e diálogo permanente com os agentes culturais.
Dourados contou com uma ampla agenda de eventos e ações culturais, como a Festa da Páscoa, Festa Junina e Natal Encantado, eventos referências no interior de Mato Grosso do Sul. Destaque ainda para ações como a Quarta Cultural nas escolas, além de festivais, espetáculos, mostras, oficinas e apresentações artísticas que movimentaram a economia criativa e ampliaram o acesso da população à cultura.
O ano de 2025 também foi marcado pela captação de recursos por meio de emendas parlamentares estaduais e federais, parcerias estratégicas com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), Secretaria de Estado de Turismo Esporte e Cultura (Setesc) e outras instituições. Destaque ainda para a chegada da van MovCEU, que fortalecerá as ações culturais itinerantes no município.
Um grande marco ainda foi o Concurso de Bandas e Fanfarras, ocorrido no município, no dia 30 de agosto, com participação de grupos de cidades de todo o Mato Grosso do Sul. Há mais de 25 anos, Dourados não era palco deste evento e por meio do trabalho da gestão, voltou a receber as belíssimas apresentações.

Concursos de Bandas e Fanfarras abrilhantou Dourados e contou com a participação de toda a região
Um antigo anseio da comunidade douradense, a reforma do Teatro Municipal, ponto que inclusive é sede da Secretaria Municipal de Cultura, começa a ser encaminhada por meio de parceria com a Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura através da FCMS – Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e contrapartida do município. Trata-se de um grande avanço para o cenário cultural do município.
Com resultados concretos e investimentos expressivos, a Secretaria Municipal de Cultura reafirma seu compromisso com a promoção da diversidade cultural, inclusão social e valorização da identidade douradense, consolidando 2025 como um ano de avanços significativos de fortalecimento do cenário local.
Mín. 22° Máx. 34°