Equipes da prefeitura de Murtinho por meio da secretaria municipal de Obras e Serviços iniciaram na manha de sexta-feira, 26, os trabalhos para recuperar os estragos da chuvarada de final de dezembro e inicio de janeiro deste ano, que inundou vários bairros e ruas principalmente no entorno do bairro Cohab onde várias casas foram alagadas e cerca de 300 pessoas tiveram que deixar suas casas para se abrigar em casa de parentes e no Centro de Múltiplas Atividades – CMA.
Na ocasião, em sete dias choveu mais de 478 milímetros na cidade que fez os canais de micros e macrocanais de escoamento de águas pluviais transbordarem que provocou a inundação. Por conta disso, o prefeito foi obrigado a decretar estado de Emergência no município, porque além da área urbana a área rural também foi afetada com as estradas vicinais cortada pelas fortes chuvas e correntezas e motivou prejuízo no escoamento da produção de gado de corte aos frigoríficos do estado.
O estado de Emergência foi homologado pelos governos federal e estadual e agora com ajuda do governo do Estado através da Agesul que enviou seus maquinários se iniciou os serviços de limpeza, desobstrução de bocas de lobo, patrolamentos e cascalhamentos das ruas sem asfalto, os trabalhos de recuperação das vias vicinais serão feitos em todas as artérias do município.
Hoje a reportagem acompanhou a execução dos serviços no trecho compreendido na Rua Pedro Celestino esquina com a Rua Afonso Pena onde a chuvarada provocou um grande açude e hoje os caminhões descarregaram cascalhos e a patrola aplainando e espalhando os cascalhos e o trecho esta totalmente recuperada.
Morador há mais de 30 anos no local, Evelio Morinigo, de 64 anos, reclama que toda vez que chove forte, o problema se repete. A chuva alaga e vira um açude este local e ninguém mais passa nem de bicicleta, agora ele acredita que com este trabalho o problema se resolva.
Na manha de sexta-feira, o prefeito Derlei Delevatti (PSDB) esteve no local para vistoriar os trabalhos e garantiu que todas as ruas sem pavimentação que foram afetadas pelas chuvas serão recuperadas com reposição de cascalhos, limpeza das bocas de lobo e limpeza dos canais de escoamentos de águas pluviais, ele ressaltou a ajuda do governo do estado para iniciar os trabalhos porque o município não tem equipamentos para realizar os serviços.
[gallery link="file" columns="2" size="full" ids="55881,55882,55883,55884"]
*Toninho Ruiz
Mín. 23° Máx. 39°