Moradores de Aquidauana amanheceram ilhados nesta quarta-feira, por causa das chuvas que fizeram o Rio Aquidauana transbordar. A ponte velha foi encoberta pela água, o acesso pelo distrito de Piraputanga está interditado e a saída pela BR-419, que liga a Rio Verde de Mato Grosso, apesar de não haver interdição, virou atoleiro. A única passagem é pela ponte nova.
Durante esta noite, o 9° Batalhão de Engenharia de Combate Carlos Camisão, do Exército Brasileiro, montou uma passadeira na ponte, para que civis possam atravessar entre as cidades de Aquidauana e Anastácio. Parte da travessia é feita de bote, com colete salva vidas e apoio de militares. Por conta da demora, se formam longas filas de moradores nos dois sentidos.
Segundo o sub-tenente Francisco das Chagas Alves, da seção de comunicação social do 9° Batalhão, equipes operam com intuito de garantir a segurança da população durante a travessia. "Por enquanto estamos dando preferência para pessoas com problemas de saúde, idosos, gestantes e crianças", explicou Chagas.
SAÚDE
A enchente agrava ainda mais a situação de pessoas com problemas de saúde. Aos 85 anos, Carmelino Alves, que faz tratamento de câncer, não conseguiu encontrar médicos em Anastácio e teve que atravessar de bote para Aquidauana. Ele estava acompanhado do neto, o comerciante Aparecido de Oliveira Júlio, 39.
A suspeita é de que médicos que estavam em Aquidauana não conseguiram chegar em Anastácio. Por sua vez, Vandenir Ferreira Freitas, 45, moradora em Anastácio, também teve que se arriscar no bote, pois sofre de problemas renais e faz tratamento diário no hospital de Aquidauana.
ENCHENTE
As chuvas que tiveram início na madrugada de ontem encheram o Rio Aquidauana, que transbordou, alagando toda a região. Em menos de 24h, o nível da água praticamente dobrou. Segundo a Defesa Civil, às 22 horas de segunda-feira, o nível era de 5 metros, porém, na noite de ontem já estava a praticamente 10 metros de altura.
Famílias estão sendo removidas para abrigo montado pela prefeitura no salão paroquial da igreja católica. O município foi o 23º a decretar estado de emergência. Anastácio também sofre e amanheceu com a prainha encoberta pela água. Em alguns pontos, o esgoto transbordou e dejetos foram lançados em quintais de residências.
https://youtu.be/bMTxZmvaudo
*Correio do Estado
Mín. 23° Máx. 39°