Com cerca de 20 mil servidores públicos municipais ativos e, pelo menos, 1,2 mil deles comissionados, a Prefeitura de Campo Grande promete diminuir os gastos com a folha de pagamento. Atualmente, o gasto representa 49,84% da arrecadação, índice acima do limite de alerta, que é de 48,6%, porém, abaixo do prudencial, que é de 51,3%. A expectativa é de que a meta seja alcançada ainda em 2018.
O último balanço divulgado pela prefeitura mostra que, em abril, os vencimentos de servidores ativos chegaram a R$ 136,1 milhões, valor 20% maior que o registrado em outubro do ano passado, quando o total da folha foi de R$ 113,4 milhões.
Porém, análise da reportagem, com base nas nomeações e convocações de servidores para ocuparem cargos efetivos e comissionados, mostrou que, entre os dias 2 e 10 de maio e também na última semana daquele mês, mais ou menos 30 novos trabalhadores passaram a exercer função na prefeitura.
O balanço levou em consideração o total de dez dias e, no período, houve a convocação de médicos e também de agentes de saúde e de combate a endemias, respectivamente 21 e 234 pessoas nos dias 8 e 10.
*Correio do Estado
Mín. 23° Máx. 36°