Beyoncé foi a grande estrela do MTV Video Music Awards, na noite deste domingo no Madison Square Garden, em Nova York, em que fez uma apresentação de 15 minutos com críticas à violência com armas de fogo nos Estados Unidos, e saiu com oito troféus, incluindo o principal da festa, o da categoria Vídeo do Ano pelo clipe de Formation. Favorita do VMA com onze indicações, Beyoncé dedicou a vitória à população de Nova Orleans.
A cidade do sul dos Estados Unidos inspirou o clipe de Formation, dirigido por Melina Matsoukas, que menciona a passagem do devastador furacão Katrina e a cultura local da Louisiana. Formation provocou grande sensação nos Estados Unidos por sua referência à violência policial contra os negros, o que deixou a estrela pop em um terreno mais político do que aquele a que estava acostumada até então. Na disputa pelo prêmio principal, Formation bateu o single Hello, de Adele, além de Hotling Bling, do cantor Drake, Sorry, de Justin Bieber, e Famous, de Kanye West.
No VMA, Beyoncé, 34 anos, cantou Hold up, canção que foi premiada na categoria melhor clipe de artista feminina e que fala da revolta de uma mulher enganada, tema chave do álbum Lemonade, obra que faz alusão aos boatos de infidelidade de seu marido, o rapper Jay-Z. Ela também venceu nas categorias de melhor vídeo feminino e recebeu prêmios por coreografia, montagem e vídeos em formatos longos, categorias que são votadas pelos fãs.
https://youtu.be/_QnZ3PO7bGE
Britney Spears teve a árdua missão de se apresentar depois de Beyoncé, com uma canção de seu novo álbum, Glory.
https://youtu.be/mGDeAWDNaZo
A cantora Alicia Keys, que se nega a usar maquiagem como forma de protesto contra os códigos de beleza impostos pela sociedade, recitou um poema inspirado por Martin Luther King e cantou a capela. O dia 28 de agosto é o aniversário do famoso discurso do pastor sobre o seu sonho de igualdade entre os povos.
https://youtu.be/Jv5_VtOPpxg
Rihanna, que aos 28 anos recebeu o prêmio Michael Jackson Video Vanguard por sua carreira, também foi uma das estrelas da noite, com direito a quatro apresentações e 13 músicas no palco, entre Rude Girl, Diamonds, Only Girl in the World e a mais recente, Work. Ela ainda ouviu uma declaração de amor do rapper Drake, que a homenageou no palco.
https://youtu.be/SQWqksdE4gw
O Fifht Harmony, grupo de cinco meninas que surgiu no programa de talentosThe X Factor, recebeu dois prêmios Astronauta. Muitos dos grandes nomes da música pop, incluindo Justin Bieber, Adele e Taylor Swift, não participaram da cerimônia. Listas dos vencedores nas principais categorias do VMA:
– Vídeo do ano
Beyoncé – Formation
– Melhor vídeo – Artista Feminina
Beyoncé – Hold up
– Melhor vídeo – Artista masculino
Calvin Harris com Rihanna – This Is what You Came for
– Melhor vídeo pop
Beyoncé – Formation
– Melhor vídeo hip hop
Drake – Hotline Bling
– Melhor colaboração
Fifht Harmony com Ty Dolla $ign – Work from Home
– Melhor artista novo
DNCE
– Melhor direção de arte
David Bowie – Blackstar (Jan Houllevigue)
– Melhor fotografia
Beyoncé – Formation (Malik Sayeed)
– Melhor coreografoa
Beyoncé – Formation (Chris Grant, JaQuel Knight, Dana Foglia)
– Melhor direção
Beyoncé – Formation (Melina Matsoukas)
– Melhor edição
Beyoncé – Formation (Jeff Selis)
– Melhores efeitos visuais
Coldplay – Up&Up (Vanya Heymann)
Michael Jackson Video Vanguard Award (pelo conjunto da carreira)
Rihanna
*Com agências Reuters e France-Presse
Mín. 22° Máx. 34°