As UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) Moreninhas e Universitário ficaram no escuro, na noite de quinta-feira (7), por conta do temporal que atingiu Campo Grande. O atendimento acontece normalmente nesta manhã nas duas unidades. Os atendimentos no CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) estão suspensos nesta manhã para reparos necessários aos estragos provocados.
Segundo uma paciente, por volta das 20h42, todo o bairro Moreninhas estava sem luz. "Ficha na mão de médico, eles disseram que não vão atender", disse.
A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou que as unidades ficaram cerca de 20 minutos sem energia, por volta das 19h20 às 20h. Na parte externa e na recepção houve oscilação e pouco mais de espera para retorno normal da luz. “Importante reforçar que não houve prejuízo no atendimento porque as unidades têm fonte de alimentação de energia interno pra manter equipamentos funcionando”, disse.
O telhado na CTA foi levado pela força do vento, fazendo com que parte da estrutura do forro cedesse e desabasse sobre um consultório. Os prejuízos com equipamentos e materiais ainda estão sendo contabilizados.
Uma equipe da Divisão de Manutenção Predial da Sesau foi acionada para fazer uma análise preliminar dos estragos para que seja possível proceder com os reparos. Haverá uma equipe no local fazendo o acolhimento dos pacientes que eventualmente procurem atendimento por demanda espontânea. Os pacientes agendados terão o atendimento remarcado.
O CTA oferta testes rápidos de ISTs, coleta de exames laboratoriais e faz o atendimento ambulatorial especializado em ginecologia IST e urologia IST, além da dispensação de antirretrovirais para Profilaxia Pré-Exposição e Pós-Exposição.
“Nos dois últimos meses, a Sesau iniciou uma força-tarefa para fazer o reparo e manutenção preventiva das coberturas das unidades de saúde, a fim de evitar transtornos provocados pelas chuvas. Até o momento, oito unidades já receberam melhorias e o cronograma estabelecido pela secretaria prevê intervenções em pelo menos outras 15 unidades”.
CTA
CTA ficou destelhado (Foto: Sesau)
Estragos da chuva
O último boletim divulgado pela Energisa, concessionária que administra a energia elétrica em Campo Grande, informa que o temporal que atingiu a Capital, na tarde desta quinta-feira (6), deixou 39 bairros sem luz.
Conforme a empresa, os estragos na rede elétrica foram provocados por quedas de árvores e objetos na fiação, além do rompimento de cabos. A chuva veio acompanhada de descargas atmosféricas e ventos fortes, que atingiram 77 km/h, segundo o meteorologista Natálio Abrahão.
No momento, os bairros que foram impactados pela tempestade, em Campo Grande, foram:
Monte Castelo,
Universitário,
Caiçara,
Conjunto José Abrão,
Jardim Centro-Oeste,
Jardim Centenário,
Conjunto Aero Rancho,
Jardim Leblon,
José Alves Pereira,
Maria Aparecida Pedrossian,
Carandá Bosque,
Vila Piratininga,
Vila Sobrinho,
Jardim Autonomista,
Vilas Boas,
Vila Nasser,
Rita Vieira,
Moreninhas,
Tiradentes,
Jardim São Conrado,
Nova Campo Grande,
Coronel Antonino,
Jardim Veraneio,
Jardim São Lourenço,
Coophavila II,
Mata do Segredo,
Chácara das Mansões,
Jardim Batistão,
Jardim dos Estados,
Jardim Los Angeles,
Portal Caiobá,
Guanandi,
Residencial União,
Nova Lima,
Jardim Noroeste,
Vila Carlota,
Santa Fé,
Taquarussu e
Taveirópolis.
A Energisa informou que equipes estão mobilizadas e os trabalhos acontecem até que o restabelecimento da energia para os clientes afetados seja normalizado.
Por segurança e agilidade, a empresa pede aos afetados que busquem o atendimento pelo WhatsApp (Gisa): (67) 9 9980-0698 e aplicativo Energisa On.
Mín. 20° Máx. 40°