O Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira (23) pelo Banco Central traz uma nova previsão de alta da inflação por parte de agentes do mercado financeiro. Segundo a pesquisa, o IPCA deve encerrar o ano de 2023 em 5,48%, frente aos 5,39% previstos na semana anterior.
Caso a projeção se realize, será o terceiro ano consecutivo que a inflação encerrará o ano acima da meta definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Segundo o BC, o centro da meta para 2023 é de 3,25%, podendo variar 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.
Para 2024, a projeção do IPCA também é de alta e deve ser de 3,84%, enquanto na semana anterior a previsão era de 3,70%. A meta da inflação para o próximo ano é de 3%, ou seja, se a previsão se confirmar, seria um novo furo da meta.
Apesar da previsão de alta da inflação, a taxa básica de juros da economia deve permanecer em 12,50% neste ano, mesmo valor previsto na semana anterior.
Entretanto, para 2024, o valor foi elevado para 9,50%, ante a uma previsão de 9,25% na semana anterior. O aumento dos juros básicos ocorre quando o Banco Central vê a necessidade de reduzir a inflação no país.
De acordo com os dados coletados pelo BC, a previsão de crescimento econômico também voltou a demonstrar leve aceleração e foi de 0,79%. Na semana anterior, a projeção era de que o PIB fosse de 0,77% neste ano.
Ainda de acordo com o Focus, o câmbio deve se manter estável em R$ 5,28 neste ano, mesma projeção da semana anterior. Para o próximo ano, a projeção também ficou estável, em R$ 5,30.
Veja principais previsões:
Mín. 22° Máx. 37°