
As chuvas não devem dar trégua em Mato Grosso do Sul. Na manhã deste sábado, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um novo alerta de grande perigo para quatro estados — MS, PR, SC e RS. Em Campo Grande, há possibilidade de novos temporais, alagamentos e transtornos ao longo do dia.
O alerta, de nível vermelho, prevê acumulados superiores a 100 mm (milímetros) em 24 horas, ventos acima de 100 km/h e risco de queda de granizo.
Somente nesta semana, Campo Grande já registrou 150,8 mm de chuva. Com quase todo o volume esperado para novembro concentrado em três dias, toda a cidade sente os efeitos. Entre os principais problemas enfrentados, estão alagamentos, vias interrompidas e enxurradas intensas.
De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), novas áreas de instabilidade devem influenciar o tempo nos próximos dias. O fim de semana terá muita nebulosidade e chuva, acompanhadas de raios e rajadas de vento em todo o Estado.
Na segunda-feira (17), a chegada de uma frente fria deve intensificar ainda mais as instabilidades, provocando chuva mais generalizada. Em alguns pontos, devem ocorrer tempestades com raios, ventos fortes e eventual queda de granizo. Esse cenário resulta do intenso transporte de calor e umidade proveniente da região amazônica.
Para evitar incidentes, a Defesa Civil recomenda não se abrigar debaixo de árvores, em casos de rajadas de vento, devido aos riscos de descargas elétricas. Em caso de enxurrada, ou similar, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos.
Também é recomendável não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda; e evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante a tempestade.
A Cedesc (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil) disparou SMS para os números cadastrados no 40199, avisando a população sobre o risco de corte de energia elétrica, quedas de árvores e estragos em plantações.
Mais informações estão disponíveis com a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193). Além disso, em caso de queda de energia, a Energisa orienta que os afetados busquem o atendimento pelo WhatsApp (Gisa) — (67) 9 9980-0698 — e pelo aplicativo Energisa On.
Mín. 20° Máx. 22°