Prefeitos de Mato Grosso do Sul, participam do 3º Fórum dos Territórios Subnacionais do Corredor Bioceânico, que está sendo realizado nesta quinta-feira (13) e sexta-feira (14), em Salta, Argentina. O evento está promovendo diversos assuntos com os gestores municipais, como comércio, obras, transporte e procedimentos fronteiriços. O encontro reúne autoridades dos governos brasileiros, argentino, chileno e paraguaio, com objetivo de dar continuidade às discussões sobre a implementação das obras de infraestrutura do corredor, entre outros.
Os gestores municipais que estão presente no Fórum, é o prefeito Nelson Cintra de Porto Murtinho e a prefeita de Jardim Dr Cleidiane, os dois municípios fazem parte do Corredor Bioceânico. O governador do Estado, Eduardo Riedel também está presente no evento, com o deputado estadual Paulo Corrêa, representando a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul e o secretário da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck.
No total, são quatro países que integram a Rota Bioceânica: Argentina, Brasil, Chile e Paraguai. O encontro conta com a presença dos governadores dos estados subnacionais dos quatro países citados. Outras autoridades do assunto também fazem parte do evento, como os prefeitos, representantes de Relações Exteriores, reitores de universidades e membros de Câmeras e entidades empresariais.
Vale ressaltar que a rota bioceânica vai fortalecer a relação dos países que integram o Mercosul com o mercado asiático e também vai facilitar o escoamento de produtos do estado de Mato Grosso do Sul e do restante do País para China, através do Oceano Pacífico.
Esse projeto tem o intuito de integrar a Infraestrutura Regional Sul-Americana, com isso o Corredor e a Ferrovia Bioceânica visam interligar os litorais do Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico no Cone Sul da América.
O Centro-Oeste brasileiro e o Pacífico estarão ligados por essa conexão viária. O estado sul-mato-grossense vai seguir pelo município de Porto Murtinho, cruzando com o território paraguaio pelas localidades de Carmelo Peralta, Mariscal Estigarribia e Pozo Hondo. Após isso irá atravessar por território argentino as cidades de Misión La Paz, Tartagal, Jujuy e Salta; ingressando no Chile pelo Passo de Jama, até alcançar os portos de Antofagasta, Mejillones e Iquique.
O Governador Eduardo Riedel, mencionou durante o evento de hoje que o corredor vai levar progresso a todos envolvidos. “Traz desenvolvimento social, econômico, turístico, cultural, de negócios e de integração. Muita satisfação em enxergar de maneira concreta e em um horizonte curto de tempo este sonho de muitos anos. Nós iremos nos esforçar e fazer o necessário para concretizar o corredor”, completou.
Mín. 21° Máx. 38°