Algumas escolas estaduais em Campo Grande decidiram liberar os estudantes mais cedo, nesta quarta-feira (19), e adiaram as provas do dia seguinte como forma de se prepararem para quinta-feira (20). Porém, de acordo com o titular da SED-MS (Secretaria Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul), Helio Daher, cada escola define o planejamento e não há uma orientação geral para que saiam mais cedo hoje ou que adiem provas amanhã.
O dia 20 de abril tem motivado boatos que circulam na internet devido ao aniversário do Massacre de Columbine, nos Estados Unidos, há 24 anos, o primeiro grande atentado dentro de escolas.
Porém, boa parte dos conteúdos que circulam são genéricos, sem alvos específicos, com DDD de outros estados, não citam Mato Grosso do Sul e são feitos para gerar pânico na população.
Assim, a SED decidiu ter uma programação especial em todas as escolas da rede estadual chamada de “Dia S” (Segurança na Escola), na quinta-feira, em que serão realizadas palestras reflexivas com os estudantes sobre segurança, cultura da paz e acesso seguro à internet, que serão ministradas pelos professores.
Além disso, as escolas estaduais de Mato Grosso do Sul terão aulas normais e quem não for ficará com falta, afirma o titular da SED-MS.
“Amanhã é uma ação conjunta, um dia de reflexão sobre a escola. É importante frisar que a escola não vai estar aberta ao público, as palestras serão somente para os alunos”, explica Helio Daher.
O secretário acrescenta que treinamentos têm sido realizados nos últimos dias com diretores, funcionários da escolas e com a Polícia Militar sobre a segurança no ambiente escolar.
Aulas serão normais e secretarias garantem segurança nas escolas
O Jornal Midiamax perguntou às secretarias de educação de Campo Grande e de Mato Grosso do Sul sobre como ficarão as aulas no dia 20 de abril e a decisão é de não “abaixar a cabeça” para as supostas ameaças e manter as atividades normalmente.
Na última quarta-feira (12), em anúncio do plano de segurança escolar, o governador Eduardo Riedel (PSDB) afirmou que vai manter as aulas normalmente e "não vai se pautar por fake news".
O Governo do Estado afirma que tem câmeras presentes em 245 escolas da Rede Estadual, mas quer ampliar esse número para 298 até o fim deste mês.
A reportagem também questionou a Semed (Secretaria Municipal de Educação) sobre ações de segurança específicas para a próxima quinta-feira (20. Em resposta, a pasta informou que o esquema de segurança está reforçado com policiamento e rondas.
"A entrada nas unidades escolares é apenas com autorização e também será trabalhado pelas escolas, atividades de conscientização com os alunos", afirma.