A Polícia Federal foi às ruas na manhã desta quinta-feira (27) em sete estados para cumprir mandados de busca e apreensão e de prisão contra uma organização criminosa dedicada à lavagem de dinheiro oriunda do tráfico de drogas interestadual.
São 101 policiais federais no Acre, Maranhão, Pará, Piauí, no Rio Grande do Norte, em Manaus, Santa Catarina. A PF cumpre 24 mandados de busca de apreensão e 2 de prisão. A Justiça também determinou o bloqueio de contas, sequestro de imóveis, terrenos e carros dos investigados.
Segundo a investigação da PF no Acre, responsável pela operação, a investigação teve início em janeiro de 2022 e revelou um esquema profissional responsável pelo envio de drogas para estados, principalmente, da região Nordeste por meio de rodovias, bem como identificou lavagem de dinheiro fruto do crime.
A investigação apontou que, para lavar o dinheiro, um núcleo liderado por um empresário acreano se utilizava de um mercado sediado em Rio Branco (AC) para simular um funcionamento regular do estabelecimento para justificar os valores e bens obtidos com o lucro do tráfico interestadual de drogas.
O inquérito conseguiu apontar que os investigados movimentaram mais de R$ 37 milhões em suas contas bancárias durante o período apurado, grande parte através de transações em espécie.
Os investigados responderão pelos crimes de associação criminosa para o tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e tráfico interestadual de drogas, cujas penas somadas podem chegar a 33 anos de prisão.
Mín. 22° Máx. 37°