A eleição deste ano, para escolha de prefeitos, terá 48 dos 513 deputados federais na disputa. Isso representa 9,35% do total. Destes 48, apenas dois do Mato Grosso do Sul foram apontados como candidatos no levantamento do Uol, com base em dados divulgados, segundo eles, pelos próprios partidos.
A relação inclui os nomes de dois deputados federais de Mato Grosso do Sul como pré-candidatos para Prefeitura de Campo Grande: Beto Pereira (PSDB) e Marcos Pollon (PL). Entretanto, exclui a deputada federal Camila Jara (PT), que foi definida como pré-candidata do PT na Capital.
Camila foi lançada candidata pelo partido no final do ano passado, mas a ausência dela em ações pela Capital, também por conta do trabalho em Brasília, tem levantado dúvidas sobre a candidatura, com questionamentos até sobre possível apoio do PT à candidatura de Rose Modesto (União).
Citado na lista, talvez pelo próprio partido, Pollon também aparece, embora esteja, assim como Camila, ausente do dia a dia na Capital, o que deixa pré-candidatos de outros partidos na briga pelo apoio do PL. Adriane Lopes (PP) e Capitão Contar (PRTB) estão de olho no apoio de Jair Bolsonaro (PL) para eleição na Capital.
Dos três deputados federais candidatos, Beto Pereira parece mais interessado na disputa. Neste início do ano, o candidato do Governo do Estado está intensificando as agendas, com o “rolê por CG”, onde mostra vídeo de visita dele a bairros da Capital.
Segundo levantamento do UOL, o PT terá o maior número de deputados candidatos, com 10 (sem contar Camila), seguido pelo PL, com nove; PSD e União Brasil, cinco deputados; PDT, PSB, MDB e PSOL, com três; PSDB e Republicanos, com dois e Cidadania, PV e Rede, com um candidato.
Mín. 21° Máx. 41°