
Em reconhecimento aos relevantes serviços à Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, 42 profissionais que atuam na proteção da população sul-mato-grossense foram homenageados pela Assembleia Legislativa com a Medalha Coronel PM Adib Massad durante sessão solene na noite de terça-feira, 25. O deputado estadual Roberto Hashioka (União) laureou duas personalidades que se destacaram na área.
Instituída pela Resolução 31/2017, a medalha foi entregue ao coronel da reserva da PMMS, Alirio Villasanti Romero, e ao inspetor da PRF, Rosildo Barcellos, que foi representado pelo policial rodoviário Luiz Felipe Treib. Para Hashioka, a homenagem ressalta a dedicação a um trabalho fundamental para a harmonia da sociedade. “Os profissionais que atuam na área da segurança pública devem ser sempre enaltecidos, pois enfrentam dificuldades e perigos diariamente, e nunca deixam de servir à população”, destacou o parlamentar.
Currículo dos Homenageados
Nascido em Porto Murtinho, Coronel Vilassanti é formado pela Academia da Polícia Militar do RS, Bacharel em Ciências Jurídicas pela UCDB, com diversas pós-graduações em Segurança Pública, Gestão Pública e Planejamento Estratégico. Foi condecorado com todas as Medalhas da PMMS, além da Medalha do Corpo de Bombeiros de MS, da Medalha da Agepen, da Medalha do DOF, da Medalha Almirante Tamandaré da Marinha do Brasil, entre outras.
Autor do livro Segurança Pública e Qualidade de Vida, professor e palestrante, foi comandante da PM de Bela Vista, Corumbá e do Batalhão de Trânsito de Campo Grande, diretor de Polícia Comunitária e Direitos Humanos e da Policlínica da PM, presidente da Associação dos Oficiais Militares Estaduais de MS (AOFMS), bem como outras funções. Coronel Vilassanti foi vereador por Campo Grande entre 2020 e 2024 e atualmente é presidente do diretório municipal do União Brasil, membro da União de Juristas Católicos de MS e da Comissão de Segurança da OAB.
Já o Inspetor Barcellos é conteudista e instrutor da Universidade da Polícia Rodoviária Federal nas cadeiras de Educação para o Trânsito, Fiscalização de Trânsito e Redação Técnica Policial. Com curso de perícia em acidentes, libras e direitos humanos, é membro do Grupo Especial de Trânsito (Getran) e do Grupo de Atendimento Pré-Hospitalar(Gaph) na função de operador de saúde.
Membro do Conselho Nacional de Trânsito, foi premiado com o Troféu Cetran na categoria Jornalismo. Também é detentor da medalha Francisco Liborio, concedida pela Câmara Municipal de Campo Grande, pela excelência de suas atividades relacionadas ao trânsito, e atua na região de fronteira com a Bolívia há três décadas.


Mín. 19° Máx. 39°