Alunos da Escola Estadual Hércules Maymone, em Campo Grande, estão desenvolvendo pesquisa sobre os impactos ambientais na Lagoa Itatiaia, localizada próxima a escola, no bairro Tiradentes. Os estudantes cursam o 1° ano do Curso Técnico em Meio Ambiente, integrado ao Ensino Médio. Com a atividade, os estudantes fizeram levantamento de dados para a avaliação de impactos ambientais e propor medidas para a minimização e prevenção das atividades antrópicas e recuperação de ambientes já degradados, objetivos do profissional de Técnico em Meio Ambiente.
Outro problema interligado a lagoa é que com o calor dos últimos meses e as chuvas fracas estão levando a lagoa a evaporar. Como o local é abastecido pelo lençol freático, abaixo da lagoa, e não por córregos, a manutenção do nível de água fica prejudicada e o lago aos poucos está secando.
Buscando respostas para problemas de impacto ambiental, os estudantes percorreram toda a extensão da lagoa, fotografando e entrevistando frequentadores. Ele encontraram dentre os resíduos pequenos como bitucas de cigarro e tampinhas de refrigerante e durante a inspeção encontraram próximo a margem, um cágado morto asfixiado por uma linha de pesca deixada no local.
Mín. 23° Máx. 39°