Última semana de pesca na temporada de 2019 em Mato Grosso do Sul – período de defeso inicia-se na próxima terça-feira, dia 5 de novembro, estendendo-se até 28 de fevereiro de 2020 – tem como destaque o campeonato de pesque-solte no Rio Paraguai, em Porto Murtinho, e uma reflexão sobre os novos rumos da pesca esportiva no Estado, que adota, a partir de janeiro do próximo ano, a cota zero para as principais espécies.
Com a pesca liberada por mais cinco dias, barcos-hotéis, pesqueiros e pousadas estão com lotação máxima nos principais destinos – Corumbá, Miranda, Porto Murtinho e Aquidauana. “Vamos fechar a temporada mantendo o fluxo de clientes, com expectativa de um aumento expressivo em 2020 com a cota zero”, afirma a empresária Joice Santana, que tem uma das maiores estruturas de barcos do Estado para pesca esportiva.
Mais de 100 equipes
competição de pesca embarcada será realizada no domingo (dia 3), a partir das 8 h, numa extensão de 1,2 km do Rio Paraguai
O 9º Campeonato de Pesca Esportiva de Porto Murtinho reunirá mais de 100 equipes, segundo os organizadores. A competição tem o apoio do Governo do Estado e da prefeitura do município e será realizado no sábado (2) e domingo no Rio Paraguai. Os amantes de pescaria terão oportunidade de participar de um dos maiores torneios desse segmento em rios de água doce. Nesta sexta-feira acontece a abertura festiva, na Praça de Alimentação da cidade.
Distante 445 km a sudoeste de Campo Grande, Muirtinho é um dos principais destinos de pesca esportiva do Estado. A cidade situada na fronteira com o Paraguai recebe anualmente milhares de turistas de todas as regiões do Brasil. O município também tem atrativos naturais e históricos, como o Morro Pão de Açúcar, Fecho dos Morros, Parque Municipal Cachoeira do Apa, Morro Celina, Cachoeira do Rio Aquidaban e Fazenda Barranco Branco.
“O turismo de pesca é um segmento do turismo já consolidado no município de Porto Murtinho, que proporciona à população murtinhense a geração de emprego e renda e movimenta o setor de serviços, em especial o segmento hoteleiro. São muitas as famílias que dependem da movimentação econômica da alta temporada do turismo de pesca para garantir o seu sustento”, afirma o prefeito Derlei Dellevati.
A competição de pesca embarcada será realizada no domingo (dia 3), a partir das 8 h, numa extensão de 1,2 km do Rio Paraguai, correspondendo a orla portuária da cidade, e terá duração de cinco horas. Poderão se inscrever equipes mistas, até três pessoas por embarcação de no mínimo 4,5 metros de comprimento. A prova será acompanhada por oito árbitros e dez fiscais, aos quais caberá conferir os peixes fisgados e confirmar a pontuação.
Inscrição e pontuação As inscrições poderão ser feitas até às 17h deste sábado e o valor cobrado é de R$ 200,00 por equipe. Conforme o regulamento, haverá premiação até o terceiro lugar. Para efeito de classificação, foi definida uma tabela de pontuação por espécies: armau, piranha e cachorra, cinco pontos; corvina, barbado, piavuçu e palmito, dez; piraputanga, jurupensem e jurupoca, 20; pacu, 30; jau, pintado e cachara, 40; e dourado, 50 pontos. Os peixes capturados deverão ter no mínimo 15cm.
O campeonato foi aberto ontem (1º), com o show do cantor João Paulo. Hoje, a partir das 8h, será realizado o torneio de pesca infantil/juvenil, do qual poderão participar crianças e adultos com idade entre 6 e 15 anos. Nesse dia, as atrações ficam por conta das corridas de chalana e barcos (de 15HP e 25HP), no porto da cidade. A corrida da chalana, com início às 13h, é uma forma de valorizar a comunidade ribeirinha, que vive da pesca na região.
Inscrições online: www.topvansms.com.br www.escolanauticanavegar.com.br Texto: Sílvio de Andrade – Subsecretaria de Comunicação (Subcom) Foto: Arquivo Subcom